Reportagem do jornal O Globo deste sábado afirma que, depois de recuar nas regras mais rígidas sobre a verticalização, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permitiu um pouco mais de colorido na campanha eleitoral de outubro. Foi liberado o uso de bandeirolas, adesivos nos carros e de bonecos infláveis. Embora os outdoors estejam proibidos, os candidatos poderão usar placas de até quatro metros quadrados e pintar muros privados.
Outra decisão tomada na quinta-feira à noite, segundo a matéria da repórter Isabel Braga, foi proibir os pré-candidatos de falar sobre seus programas de governo em entrevistas até a formalização da candidatura na convenção do partido. Os ministros do TSE concluíram que a divulgação de programas caracteriza propaganda eleitoral antecipada, erro passível de multa ou até cassação de candidatura. Os pré-candidatos podem apenas falar sobre suas gestões.
O TSE manteve a proibição de distribuição de qualquer brinde que caracterize vantagem ao eleitor (camisetas, bonés, canetas). Mas liberaram o uso de adesivos, bandeirolas e flâmulas em carros. Não houve decisão ainda sobre o uso de telões e vídeos de shows ou música eletrônica nos comícios.