O deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA) atribuiu ao PT e ao presidente Lula a invasão dos sem-terra hoje na Câmara dos Deputados. "Isso é o reflexo do clima de permissividade, de estímulo à violência, de estímulo à invasão que o PT e que Lula trouxeram para o Brasil", disse o líder da oposição na Câmara.
Aleluia acusou Lula de realizar um governo populista que cria falsas expectativas na população e que isso ameaça a democracia no Brasil. "Este é um movimento que, evidentemente, enfraquece a democracia e enfraquecer a democracia é tudo que um polulista quer, é tudo que o Lula e o PT querem", disparou Aleluia.
O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) reconhece que a democracia brasileira precisa ser fortalecida e que invasões como essas são um reflexo dessa necessidade. "É necessário que a Câmara tenha mais transparência, tenha uma posição moral mais respeitada pela sociedade para que episódios como esses não se repitam", disse Gabeira.
Gabeira acredita que mesmo com ações violentas como essa, o movimento pela reforma agrária não se enfraquece porque é uma necessidade premente do país. "O que essa invasão fez foi enfraquecer a própria idéia do movimento organizado dos Sem-terra e também mostrou a fragilidade da nossa segurança e a fragilidade moral da Câmara na consciência dessas pessoas", avaliou Gabeira.