Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Ibope: vantagem de Alckmin cai nove pontos em SP

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Ibope: vantagem de Alckmin cai nove pontos em SP

Congresso em Foco

3/5/2006 | Atualizado 4/5/2006 às 7:43

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Sem conseguir decolar nas pesquisas realizadas em todo o país, o pré-candidato do PSDB à presidência da República, Geraldo Alckmin (PSDB), está perdendo terreno em seu principal reduto eleitoral - o estado de São Paulo. De acordo com pesquisa Ibope divulgada ontem, Alckmin recuou quatro pontos percentuais em relação ao levantamento divulgado no dia 6 de abril, quando registrava 46%. O tucano ainda aparece na liderança, com 42% das intenções de votos.

Mas a vantagem dele sobre o presidente Lula caiu pela metade e alcança agora a marca nove pontos percentuais em comparação com a última pesquisa. O petista cresceu cinco pontos percentuais, e pulou de 28% para 33% na preferência do eleitor paulista. Outro que perdeu espaço foi o pré-candidato do PMDB, Anthony Garotinho, que recuou três pontos, já que ele registrava 7% na pesquisa anterior. Agora, o peemedebista aparece com 4%.

Segundo turno

Nas projeções realizadas para o segundo turno da disputa presidencial, no estado de São Paulo, Alckmin registrou 52% e Lula 36%. Nessa simulação, o ex-governador paulista apresentou queda de três pontos, pois, no levantamento do mês passado, seu índice era de 55%. O presidente Lula também registrou crescimento no segundo turno, pois, no dia 6 da abril, suas intenções de voto eram de 31%.

Segundo o gerente de Projetos do Ibope Opinião, Mauricio Tadeu Garcia, apesar da manutenção da liderança em São Paulo, o tucano Geraldo Alckmin teve sua vantagem, em relação ao presidente Lula, reduzida pela metade. Na pesquisa divulgada em abril, esta diferença era de 18 pontos e, agora, caiu para 9 pontos.

Garcia destacou que a oscilação está dentro da margem de erro do levantamento, que é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos. Mesmo assim, não descartou a possibilidade de o presidente Lula ter conquistado alguns votos do adversário tucano.

Rejeição

Na pesquisa estimulada para medir a rejeição entre os candidatos que pleiteiam o Palácio do Planalto, Lula teve 33%, contra 35% do levantamento de abril. Alckmin registrou 11%, mesmo porcentual da pesquisa anterior. Anthony Garotinho teve 39%, contra 35% da amostra divulgada no mês passado.

A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 28 a 30 de abril, com 1.204 entrevistados de ambos os sexos, com idades acima de 16 anos e de vários graus de instrução e também de atividade, em 63 municípios do estado de São Paulo. O intervalo de confiança estimado é de 95%.

Suplicy na frente

O Ibope também ouviu o eleitor paulista sobre a disputa pelo Senado. De acordo com a pesquisa, se as eleições fossem realizadas hoje, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) seria reeleito com 46% das intenções de voto. A mostra indica que o peemedebista Orestes Quércia seria o segundo colocado, com 19%, seguido pela deputada Zulaiê Cobra (PSDB-SP), e pelo pefelista Guilherme Afif Domingos, ambos com 4% das intenções de voto.

O levantamento foi encomendado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp) e pela Federação das Empresas de Transportes do Estado de São Paulo (Fetcesp).
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Começa julgamento de Josias Gomes no plenário

Conselho de Ética analisa caso Vadão Gomes

STF arquiva ação do PSDB contra MP do Orçamento

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos contra PEC da Blindagem tomam ruas neste domingo

2

PEC da Blindagem

Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem

3

PEC da blindagem

Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem

4

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Corregedoria da Câmara pede suspensões de três deputados por motim

5

PRERROGATIVAS PARLAMENTARES

PEC da Blindagem acumula três mandados de segurança no STF

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES