Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
Informativo no ar!
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PF adia depoimento de Carla Zambelli para evitar silêncio
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 9422, "showDelay": true, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":9422}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Polícia Federal

PF adia depoimento de Carla Zambelli para evitar silêncio

O depoimento da deputada Carla Zambelli (PL-SP) à Polícia Federal nesta segunda-feira (7) foi adiado por defesa não ter acesso ao processo.

Congresso em Foco

7/8/2023 16:31

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

PF soube que Carla Zambelli ficaria em silêncio e adiou depoimento. Foto: Divulgação/Facebook

PF soube que Carla Zambelli ficaria em silêncio e adiou depoimento. Foto: Divulgação/Facebook
O depoimento da deputada Carla Zambelli (PL-SP) à Polícia Federal marcado para esta segunda-feira (7) foi adiado. De acordo com a defesa da parlamentar, a oitiva não ocorreu por falta de acesso "aos inquéritos policiais, procedimentos conexos e correlatos" envolvendo Zambelli. "Não se trata de uma faculdade, mas sim de um direito da pessoa que está sendo averiguada ou intimada, conhecer todos os fatos e todas as provas - se existirem - juntadas ao processo; inobstante, seja essa pessoa deputada federal, exerça ou não cargo público ou qualquer cidadão comum", afirmou o advogado Daniel Leon Bialski em nota oficial à imprensa. Segundo o advogado, foi a própria repercussão de matérias da imprensa que fez com que a PF decidisse por realizar o depoimento em outro momento, o que possibilitaria o acesso aos autos do processo pela defesa. "De forma prudente, a própria autoridade policial tomando conhecimento pela imprensa do que a defesa havia informado - que a parlamentar não falaria nada enquanto não tivesse acesso a tais documentos - determinou a redesignação do depoimento para data posterior, ainda não definida." Bialski ainda acrescentou que ao saber da decisão da PF de adiar a oitiva, o advogado fez uma petição para incluir nos autos que não teve acesso ao conteúdo de nenhum dos procedimentos, formalizando o caso judicialmente. Motivo do depoimento

A oitiva foi agendada para a parlamentar esclarecer a suposta contratação de Walter Delgatti, o hacker de Araraquara envolvido nos vazamentos que deram origem à Vaza Jato, para invadir órgãos do governo e para tentar obter dados do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O depoimento será realizado em São Paulo.

Zambelli também seria questionada sobre a reunião que promoveu entre o hacker e o ex-presidente Jair Bolsonaro para tratar sobre uma possível invasão às urnas eletrônicas. "Ela quer falar, mas eu, como advogado dela e porque não me foi fornecida vistas dos autos, a orientei a dizer que prestará todos esclarecimentos posteriormente, assim que franqueada vistas dos expedientes e procedimentos", disse Bialski ao Congresso em Foco.

Na quarta-feira (2) da semana passada, a Polícia Federal realizou uma operação contra a deputada e o hacker Walter Delgatti Neto. Os policiais cumpriram mandado de prisão contra o chamado "hacker da Vaza Jato", que ficou conhecido por invadir telefones de autoridades envolvidas na megaoperação, e de busca e apreensão no gabinete e no apartamento da deputada em Brasília.

Segundo a PF, a Operação 3FA tem o objetivo de esclarecer a atuação de indivíduos na invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e na inserção de documentos e alvarás de soltura falsos no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). Entre os documentos forjados, havia um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Polícia Federal Depoimento Carla Zambelli PL-SP Daniel Bialski

Temas

Congresso Notícia

LEIA MAIS

SENADO

CCJ adia votação do novo Código Eleitoral para analisar novas emendas

SAÚDE

Camila Jara recebe alta hospitalar após cirurgias para tratar câncer

SEGURANÇA PÚBLICA

PF desmonta grupo de extermínio com militares; políticos eram alvo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Segurança Pública

Senado aprova PEC que inclui guardas e agentes na segurança pública

2

SEGURANÇA PÚBLICA

Senado vota PEC que inclui guardas e agentes na Constiuição; entenda

3

SEGURANÇA PÚBLICA

PF desmonta grupo de extermínio com militares; políticos eram alvo

4

Gripe Aviária

Minas Gerais declara emergência sanitária por gripe aviária em BH

5

JUDICIÁRIO

Moraes retira sigilo de inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES