Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Mercadante lança livro e avança na corrida eleitoral

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Mercadante lança livro e avança na corrida eleitoral

Congresso em Foco

24/4/2006 19:50

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), autografa esta noite, em São Paulo, o livro Brasil: Primeiro Tempo (Ed. Planeta). Com o lançamento, avança um passo significativo pela consolidação de seu nome à candidatura para o governo de São Paulo, vaga disputada com Marta Suplicy e, segundo especulações recentes, com o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

A obra é uma análise comparativa entre os três primeiros anos do governo Lula com os dois mandatos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Nas palavras do autor, trata-se da confrontação de dois modelos. "Um de inspiração neoliberal, e outro, progressista". Estratégico, não poupa elogios a Lula e o apresenta como um "estadista", com o qual "não há líder no planeta que não queira reunir-se com ele para trocar idéias e percepções sobre a construção do futuro", escreve Mercadante.

O autor recorre a quadros, gráficos e tabelas para mostrar os principais segmentos de atuação dos dois últimos governos federais. Desta forma, apoiado em dados concretos, busca se apresentar como uma base de comparação sólida entre os mais recentes modelos de gestão pública no país.

A partir dos números reunidos pelo líder governista, um Lula de três anos (2003-2005) vale mais do que um FHC de oito (1995-2002). No levantamento do senador, a gestão mais recente ganha da anterior em todas as áreas: na política externa, econômica e na área social.

Um exemplo: segundo Mercadante, no governo Lula, a taxa anual de crescimento das exportações foi de 25,1%, contra 4,2% de FHC. O saldo comercial acumulado em três anos de Lula resultou em superávit de US$ 103,8 bilhões, contra um déficit de US$ 8,7 bilhões anotado nos oito anos de FHC. A taxa média de crescimento do PIB teve desempenho menos constrangedor sob Lula (2,54%) do que sob FHC (2,31%).

Enquanto perdura a indefinição do PT entre o economista, a ex-prefeita de São Paulo e o presidente da Câmara para disputar o governo de São Paulo com o favorito José Serra (PSDB), Mercadante sai na frente, com a publicação da obra que enleva a figura do presidente Lula. O próprio, inclusive, assina o prefácio do livro. Lula, inclusive, prometeu comparecer ao lançamento da obra em Brasília, marcado para a próxima quarta-feira.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

CPI pode chamar Mattoso e quebrar sigilo de Okamotto

Berzoini: "é melhor inaugurar plataformas"

PSDB quer suspender propaganda da Petrobras

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES