Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Mantega é empossado na Fazenda

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Mantega é empossado na Fazenda

Congresso em Foco

28/3/2006 | Atualizado às 17:06

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Em solenidade no Palácio do Planalto, o novo ministro da Fazenda, Guido Mantega, tomou posse no lugar de Antonio Palocci. No seu discurso, Mantega ressaltou os aspectos positivos dos 39 meses da gestão de Palocci à frente da pasta. "As realizações se devem ao ministro Palocci", elogiou Mantega, em declarações que chamaram menos atenção do público presente ao Planalto do que o discurso de despedida de Palocci.

Segundo Mantega, a primeira constatação que faz ao assumir seu novo cargo é que receberá de Palocci um ministério, uma economia e um País muito melhores do que o ex-ministro recebeu no início do governo.

"Em 2004 o Brasil deu início a um ciclo de desenvolvimento continuado com as características de desenvolvimento econômico, distribuição de renda, geração de empregos e redução da pobreza. Em grande parte tudo isso se deveu à tenacidade e à competência do ministro Antonio Palocci, a quem rendo minhas homenagens e o respeito de companheiro de longa data."

Para Mantega, já há um quadro de estabilidade "assegurado" no país. Ele ressaltou que, pela primeira vez, o Brasil tem vários indicadores econômicos positivos, como o aumento do emprego, da massa salarial e a redução das taxas de juros, do câmbio e da inflação. "Nunca esses fatores virtuosos estiveram associados", afirmou o novo titular da Fazenda, que é economista.
Ex-ministro do Planejamento, Mantega disse que o governo cumprirá até o final do governo praticamente todas as metas do Plano Plurianual (PPA), do qual participou da elaboração.
Logo no início do discurso, o novo ministro da Fazenda disse defender um desenvolvimento "responsável" e "avesso a aventuras e ao entusiasmo infantil".

"Continuo fiel a mim mesmo e às minhas idéias. O desenvolvimento que defendo é responsável, avesso às aventuras e ao entusiasmo infantil. Se aceito honrado e orgulhoso o desafio de conduzir a economia brasileira é porque estou consciente de que não me faltarão do presidente Lula e o de todos os membros do governo, dos trabalhadores e dos empresários para o país crescer ao limite de seu potencial. Esse é o meu compromisso", declarou.

No momento, Mantega está dando uma entrevista coletiva para a imprensa.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Meirelles diz que fica no BC

Palocci: "Não atentei contra a democracia"

Palocci: "Certamente cometi erros"

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos contra PEC da Blindagem tomam ruas neste domingo

2

PEC da Blindagem

Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem

3

PEC da Blindagem

Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem

4

PEC da blindagem

Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem

5

SERVIDOR LICENCIADO

PF abre processo disciplinar contra Eduardo Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES