Fonte do governo federal ouvida há pouco pelo Congresso em Foco minimiza o comportamento do mercado financeiro na manhã de hoje. "É normal que haja um impacto inicial, mas tudo se acomodará rapidamente, porque não haverá mudanças na política econômica", afirmou a fonte.
No dia em que Guido Mantega será empossado como ministro da Fazenda, o dólar abriu em alta e o risco-país subiu. Agora há pouco, a moeda norte-americana era cotada a R$ 2,2240, com elevação de 2,44% em relação a ontem, tendo chegado a ser negociada por R$ 2,2350. No mesmo horário, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) operava em queda de 0,60%.
Tais oscilações eram atribuídas a três fatores: a expectativa de queda dos juros, sinalizada pelas declarações de Mantega; a saída de Murilo Portugal do cargo de secretário-executivo do Ministério da Fazenta, que causou apreensões entre analistas de investimentos em relação à nova composição da equipe econômica; e as incertezas quanto à estabilidade política e ao futuro do governo Lula.