Demian Fiocca, vice-presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), assume a presidencia da instituição no lugar de Guido Mantega, nomeado pelo presidente Lula novo ministro da Fazenda. O anúncio foi feito pelo líder do governo no Senado, Aloísio Mercadante (PT-SP).
"Mantega assumirá a partir de agora toda a responsabilidade do comando da política econômica do governo, que deverá ser mantida", disse Mercandante. Ele participou da reunião do grupo de coordenação política do governo por mais de três horas. Ele afirmou também que Lula aceitou o pedido de demissão de Palocci e Jorge Mattoso, ex-presidente da Caixa Econômica Federal. O nome do substituto de Mattoso será anunciado ainda hoje.
Para o senador petista, Palocci demonstrou um "gesto de grandeza ao reconhecer que errou e pedir demissão" e que "o presidente reconhece a contribuição do ministro Palocci para o país, mas o Estado de Direito está acima das circunstâncias e dos indivíduos. Como o Estado de Direito não respeitado, o presidente decidiu aceitar a demissão de Palocci e do presidente da Caixa, Jorge Mattoso".
Ao comentar o fato de não ter sido escolhido para o Ministério da Fazenda, Mercadante disse que Lula reafirmou que considera fundamental a permanência dele à frente da liderança do governo neste momento delicado. Ele também ressaltou que Lula manifestou a importância da pré-candidatura dele ao governo de São Paulo.