Reportagem da Folha de S.Paulo de domingo revela que, mesmo antes de o Orçamento de 2006 ser aprovado no Congresso, o governo Lula reservou uma importante fatia dos recursos para gastar no ano eleitoral com publicidade institucional, aquela que cuida da imagem do governo.
Nos primeiros 45 dias do ano, o governo empenhou (reservou para gastar) R$ 46,8 milhões, dos quais R$ 35,8 milhões são exclusivamente para ser reservados à auto-promoção das ações governamentais e informações de utilidade pública.
Segundo a Folha, o ritmo de empenho é quase o dobro de 2005, quando, no mesmo período, R$ 23,5 milhões. O calendário eleitoral impõe que esses gastos, em ano de eleições, só podem ser feitos até o dia 30 de junho.
Prioridade da Secom
As prioridades da Subsecretaria de Comunicação Institucional (Secom) são,finalizar as campanhas iniciadas no fim de 2005 para dar visibilidade a ações do governo nos Estados e que avançará agora para o Nordeste. Serão contemplados também a divulgação do Bolsa-Família e do Programa Universidade para Todos (Prouni).