Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
Informativo no ar!
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Convocação de Dimas e Duda só na semana que vem

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Convocação de Dimas e Duda só na semana que vem

Congresso em Foco

2/2/2006 16:06

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O presidente da CPI dos Correios, Delcídio Amaral (PT-MS), adiou a votação dos requerimentos de convocação de Dimas Toledo, ex-diretor de Furnas Centrais Elétricas, e do publicitário Duda Mendonça. Os documentos seriam examinados hoje pela manhã mas, devido ao baixo quorum de parlamentares na comissão e a falta de consenso entre os integrantes da CPI, a análise ficou para a semana que vem. A ausência de acordo poderia levar à rejeição dos pedidos.

Toledo é apontado como o operador de um caixa dois de R$ 40 milhões montado na estatal. O dinheiro teria sido repartido entre partidos da base aliada do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) para pagar despesas da campanha eleitoral de 2002. A suspeita surgiu depois que o lobista Nilton Monteiro entregou à Polícia Federal a cópia de uma lista com nomes de caciques tucanos e de outros partidos, além de valor que cada um deles teria recebido do caixa dois.

A existência do suposto esquema foi reforçada ontem, depois que o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) confirmou à PF ter recebido R$ 75 mil do ex-diretor. O petebista disse ainda que a lista, cuja autenticidade ainda é questionada pelos agentes federais, parece ser verdadeira. "Tem lógica política, porque os partidos grandes receberam mais dinheiro do que os menores", disse o ex-parlamentar.

Quanto à convocação de Duda, que fez a campanha de marketing de Lula nas eleições de 2002, essa passou a ser cogitada depois que novas informações sobre a movimentação financeira do publicitário no exterior vieram à tona.

Toma lá, dá cá
Os governistas da CPI passaram a pressionar pela aprovação do requerimento de Toledo depois que o relator da comissão, Osmar Serraglio (PMDB-PR), anunciou sua pretensão ouvir novamente Duda Mendonça.

O documento que pede a volta do publicitário ao banco da CPI já está pronto e seria votado no início da semana. Mas articulações, tanto da base aliada quanto da oposição, fizeram a votação ser adiada para a próxima semana. Oficialmente, os parlamentares anunciaram que só pretendem votar o requerimento após a volta de Serraglio, que está nos Estados Unidos para tentar conseguir dados das contas do publicitário no exterior.

Porém, nos bastidores, comenta-se que com o surgimento da suspeita de caixa dois em Furnas, os governistas conseguiram mais força para segurar a nova convocação de Duda. Isso porque, quando Toledo foi diretor da estatal, ocupara o cargo por indicação dos tucanos. A base aliada pode até concordar com a volta do publicitário à CPI, mas vai exigir, em troca, a convocação do ex-diretor de Furnas.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SEGURANÇA PÚBLICA

Senado vota PEC que inclui guardas e agentes na Constiuição; entenda

2

PAINEL DO PODER

Apoio ao fim da escala 6x1 no Congresso vai além dos governistas

3

CONGRESSO

Dentistas e médicos encaram semana decisiva por piso salarial

4

JUDICIÁRIO

Moraes retira sigilo de inquérito contra Eduardo Bolsonaro

5

JUDICIÁRIO

PGR pede inquérito contra Eduardo Bolsonaro por obstrução de justiça

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES