Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Deputado contesta opinião de procurador

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Deputado contesta opinião de procurador

Congresso em Foco

19/1/2006 15:34

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O deputado Jorge Bittar (PT-RJ) contestou o procurador-geral do Ministério Público no Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Jorge Furtado, que participou de reunião, encerrada há poucos minutos, da Sub-Relatoria de Normas de Combate à Corrupção da CPI dos Correios. Furtado foi o autor de uma representação para investigar a compra da carteira de crédito consignado do BMG pela Caixa Econômica Federal (CEF).

Ele afirmou que não entende porque, se ambos bancos buscam lucro, um deles teria interesse em comprar um ativo do outro. No entanto, Bittar defendeu a compra, embora um relatório preliminar do TCU tenha apontado irregularidades no processo, que teria sido realizado com o objetivo de favorecer o BMG.

Bittar disse que esse tipo de operação é normal no mercado, e que a própria CEF tem o costume de comprar carteiras de crédito imobiliário sem que haja dúvidas sobre a legalidade da operação.

Fiscalização da operação tapa-buracos
Durante a reunião, o procurador-geral no TCU tratou de outros assuntos. Ele sugeriu, por exemplo, que os órgãos públicos mantenham servidores que gozem de independência funcional para acompanhar a execução de contratos de publicidade.

Outra sugestão feita por Furtado foi a abertura do Sistema Integrado de Acompanhamento Financeiro (Siafi) para quaisquer interessados. Hoje o programa é protegido por senha e está acessível apenas a autoridades públicas. "Os vereadores, se tivessem acesso ao programa, poderiam fiscalizar a aplicação de recursos pelas prefeituras, reduzindo a possibilidade de desvios", ressaltou.

Indagado pelo deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) sobre a operação tapa-buracos do governo federal, Furtado defendeu a contratação de empreiteiras para realizar o serviço de recuperação de rodovias sem licitação. "A situação nas estradas é caótica", afirmou. O procurador lembrou que o próprio TCU, por meio do ministro Augusto Nardes, recomendou a realização de recuperação de rodovias federais transferidas aos estados. Ele advertiu, entretanto, que o TCU vai fiscalizar os contratos.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

PFL e PP pedem vistas do processo contra Brant

Leitura do relatório do Fundeb, só na próxima semana

Impressões do Rio pós-2000

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

4

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

5

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES