Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Datafolha: Dilma oscila para cima, e 2º turno é incerto

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Datafolha: Dilma oscila para cima, e 2º turno é incerto

Congresso em Foco

30/9/2010 10:39

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Edson Sardinha

Pesquisa Datafolha publicada hoje (30) mostra a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, na liderança da corrida presidencial com 52% dos votos válidos (excluídos os votos nulos e brancos e os indecisos). O tucano José Serra aparece em segundo lugar, com 31% dos votos válidos. A senadora Marina Silva (PV) tem 15%.

Os três principais candidatos ao Planalto oscilaram dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais, em relação ao levantamento anterior, divulgado anteontem (28). Dilma foi a única a oscilar para cima – ganhou um ponto. Serra e Marina oscilaram um ponto para baixo.

Considerando-se a margem de erro, Dilma tem entre 54% e 50% dos votos válidos. Para se eleger em primeiro turno, um dos candidatos precisa obter 50% mais um dos votos válidos. Na pesquisa de quarta-feira, o Datafolha mostrava que a petista tinha entre 49% e 53% dos votos válidos, aplicada a margem de erro, o que indicava que a disputa poderia ir ao segundo turno. Com os números de hoje, o instituto diz ser impossível precisar se a disputa será definida no domingo.

Na simulação de segundo turno com o tucano, a ex-ministra da Casa Civil também oscilou um ponto em relação à pesquisa anterior: passou de 52% para 53%. Serra se manteve com 39%.

Novas pesquisas do Ibope, do Vox Populi e do Sensus também apontam para definição da eleição no próximo domingo, com a vitória da petista. "Ao menos momentaneamente, Dilma parou sua tendência de perda de votos", afirmou o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, à Folha de S. Paulo.

Antes das denúncias de quebra de sigilo fiscal de tucanos e de corrupção na Casa Civil, Dilma Rousseff chegou a ter 57% dos votos válidos no Datafolha. De acordo com o Datafolha, o candidato do Psol tem 1% dos votos válidos.
 
Quando são considerados todos os votos, inclusive os brancos e os nulos, Dilma aparece com 47%, Serra, com 28%, Marina, com 14%, e Plínio, com 1%. Os demais concorrentes não somam 1%. Indecisos totalizam 6% e 3% disseram votar em branco ou nulo.

O instituto ouviu 13.195 eleitores em 480 municípios brasileiros entre os dias 28 e 29. A pesquisa foi encomendada pela Folha de S. Paulo e pela TV Globo.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Nos jornais: Após ligação de Serra, Mendes para julgamento de ação do PT

TSE mantém barrada candidatura de Jader

STF não decide sobre segundo documento

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES