Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Datafolha: Dilma oscila para cima, e 2º turno é incerto

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Datafolha: Dilma oscila para cima, e 2º turno é incerto

Congresso em Foco

30/9/2010 10:39

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Edson Sardinha

Pesquisa Datafolha publicada hoje (30) mostra a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, na liderança da corrida presidencial com 52% dos votos válidos (excluídos os votos nulos e brancos e os indecisos). O tucano José Serra aparece em segundo lugar, com 31% dos votos válidos. A senadora Marina Silva (PV) tem 15%.

Os três principais candidatos ao Planalto oscilaram dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais, em relação ao levantamento anterior, divulgado anteontem (28). Dilma foi a única a oscilar para cima - ganhou um ponto. Serra e Marina oscilaram um ponto para baixo.

Considerando-se a margem de erro, Dilma tem entre 54% e 50% dos votos válidos. Para se eleger em primeiro turno, um dos candidatos precisa obter 50% mais um dos votos válidos. Na pesquisa de quarta-feira, o Datafolha mostrava que a petista tinha entre 49% e 53% dos votos válidos, aplicada a margem de erro, o que indicava que a disputa poderia ir ao segundo turno. Com os números de hoje, o instituto diz ser impossível precisar se a disputa será definida no domingo.

Na simulação de segundo turno com o tucano, a ex-ministra da Casa Civil também oscilou um ponto em relação à pesquisa anterior: passou de 52% para 53%. Serra se manteve com 39%.

Novas pesquisas do Ibope, do Vox Populi e do Sensus também apontam para definição da eleição no próximo domingo, com a vitória da petista. "Ao menos momentaneamente, Dilma parou sua tendência de perda de votos", afirmou o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, à Folha de S. Paulo.

Antes das denúncias de quebra de sigilo fiscal de tucanos e de corrupção na Casa Civil, Dilma Rousseff chegou a ter 57% dos votos válidos no Datafolha. De acordo com o Datafolha, o candidato do Psol tem 1% dos votos válidos.
 
Quando são considerados todos os votos, inclusive os brancos e os nulos, Dilma aparece com 47%, Serra, com 28%, Marina, com 14%, e Plínio, com 1%. Os demais concorrentes não somam 1%. Indecisos totalizam 6% e 3% disseram votar em branco ou nulo.

O instituto ouviu 13.195 eleitores em 480 municípios brasileiros entre os dias 28 e 29. A pesquisa foi encomendada pela Folha de S. Paulo e pela TV Globo.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Nos jornais: Após ligação de Serra, Mendes para julgamento de ação do PT

TSE mantém barrada candidatura de Jader

STF não decide sobre segundo documento

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

RESOLUÇÃO DERRUBADA

Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças

2

Tribuna

"Não era nada até ontem, era professora", diz Seif sobre deputada

3

PROTEÇÃO À INFÂNCIA

Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil

4

Crime familiar

Ex-deputado Paulo Frateschi morre esfaqueado pelo filho em São Paulo

5

Bolsonaro preso

Após Bolsonaro, deputados querem avaliação médica a todos na Papuda

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES