Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
21/7/2010 20:44
Fábio Góis
Em decisão unânime entre os analistas econômicos, o Banco Central acaba de elevar a taxa básica de juros (Selic) em 0,5% ponto percentual. O índice foi fixado em 10,75% e, segundo justificativa do Comitê de Política Monetária (Copom), não apresenta viés de alteração (crescimento ou redução).
Segundo o Copom, o aumento na taxa Selic está em consonância com o "processo de redução de riscos para o cenário inflacionário". A elevação de percentual, entende o comitê, contribuirá para que tal processo seja intensificado.
Trata-se do terceiro aumento consecutivo no juro básico definido pelo Copom. Na primeira alta do ano, na reunião de 28 de abril, o percentual foi elevado para 9,5% (alteração de 0,75%) e, na decisão mais recente, em 9 de junho, o mesmo índice de reajuste elevou a Selic para 10,25%. A próxima reunião do comitê está prevista para os dias 31 de agosto e 1º de setembro.
Confira o comunicado do Banco Central:
"Avaliando a conjuntura macroeconômica e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 10,75% a.a. [ao ano], sem viés. Considerando o processo de redução de riscos para o cenário inflacionário que se configura desde a última reunião do Copom, e que se deve à evolução recente de fatores domésticos e externos, o Comitê entende que a decisão irá contribuir para intensificar esse processo."
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
Análise de Processos
Conselho de Ética da Câmara analisa abertura de 12 novos processos