Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
13/10/2009 16:57
[/caption]Rodolfo Torres
O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), tirou da pauta do plenário a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 471/05, a chamada PEC dos Cartórios. Segundo ele, a proposição apresenta problemas e não deve ser analisada pela Casa tal como está.
"Do jeito que está, não vai sair porque há problemas de juridicidade e constitucionalidade", afirmou o peemedebista. "Eu não acho útil a Câmara votar uma matéria que depois venha a ser não só questionada, mas eventualmente derrubada pelo Supremo. É preciso ter muita cautela", complementou Temer.
Na semana passada, o presidente do STF, Gilmar Mendes, classificou a PEC dos Cartórios de "gambiarra" e afronta à Constituição. "Alguém tem dúvida de que é necessário fazer o concurso público? Não, nenhuma dúvida a propósito disso. De que é republicano, condizente com o princípio da igualdade?", questionou o ministro.
Temer não explicou como, em sua avaliação, os problemas da proposta poderão ser remediados para que a matéria entre em votação.
A PEC efetiva como titulares, sem concurso público, cerca de 5 mil responsáveis por cartórios. O texto, já aprovado por uma comissão especial, está pronto para ser votado em plenário. A proposta concede a titularidade aos que assumiram os cartórios até 20 de novembro de 1994 e que estejam à frente do serviço há, no mínimo, cinco anos ininterruptos antes da promulgação da emenda constitucional. Do outro lado, mais de 7 mil concursados esperam paa assumir cartórios em todo o país.
Na semana passada, o Congresso em Foco abriu espaço para duas associações que têm posições antagônicas sobre a PEC exporem seus argumentos: a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg BR), defensora da proposta, e a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), contrária à PEC.
Leia os artigos:
PEC dos Cartórios: uma questão de Justiça
(Por Rogério Bacellar, presidente da Anoreg)
Um trem da alegria parado em Brasília
(Por Ernani Pimentel, presidente da Anpac)
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime