
Senadores Álvaro Dias, Paulo Paim e Cristovam Buarque
são alguns dos parlamentares em campanha aberta na internet
Candidatos que lideram a disputa do Prêmio Congresso em Foco 2008 estão em plena campanha pela preferência dos internautas. Dos dez parlamentares que encabeçam a lista dos mais votados até o momento, sete vêm realizando algum tipo de campanha em seus sites e blogs oficiais.
E mais da metade dos que concorrem ao prêmio já estão empenhados em realizar algum tipo de divulgação para conseguir mais votos. Dos 42 candidatos, 24 tem alguma menção do prêmio em suas páginas pessoais ou do partido. A maioria vem acompanhando a disputa com notícias sobre o ranking do prêmio e os últimos lances da disputa.
Entre as promoções, estão
banners do prêmio que remetem diretamente à
pagina de votações do
Congresso em Foco, e notícias sobre a classificação e participação do parlamentar na disputa. Há também matérias que revelam a atuação dos deputados e senadores e, ao mesmo tempo, pedem votos para o candidato.
Ainda que de forma independente, com ou sem o consentimento dos parlamentares, diversos blogs e sites de notícias em todo o país têm divulgado o Prêmio Congresso em Foco 2008 e pedido votos para os candidatos.
A votação para eleger os políticos que melhor representam os interesses da população no Congresso vai até o dia 20 de novembro. O internauta pode escolher neste site os parlamentares que se destacam no exercício de seu mandato. A lista é composta por 26 deputados e 16 senadores, pré-selecionados por jornalistas que cobrem o Legislativo.
Senadores
Entre os senadores, Alvaro Dias (PSDB-PR), Pedro Simon (PDT-RS) e Cristovam Buarque (PDT-DF) também lideram quando o assunto é campanha para o Prêmio Congresso em Foco 2008.
Um dos parlamentares que mais usa a internet na comunicação com o eleitor, Dias tem utilizado a estratégia de colocar o anúncio do prêmio no site, no blog e enviar mensagens eletrônicas aos eleitores. Segundo sua assessoria, cerca de 5 mil eleitores já receberam e-mails e o blog tem sido atualizado diariamente com notícias sobre o desempenho do senador do Paraná.
A campanha de Dias tem dado retorno. O senador está com vantagem de mais de 800 votos à frente do segundo colocado, o falecido senador Jéfferson Péres (PDT-AM), que concorre in memorian. Até as 12h desta quarta-feira (1º), Alvaro Dias estava com 1.474 votos, seguido de Péres com 613.
“Estou permanentemente online. Quando a comunicação é direta a mim, eu respondo prontamente pelo celular onde estiver. Isso certamente ajuda na divulgação do prêmio”, declara Alvaro Dias.
Em quarto lugar no ranking, o senador Cristovam Buarque defende que “político tem que fazer campanha”. Envolvido nas eleições municipais, ele confessa que não tem tido tempo para se dedicar à divulgação do prêmio, mas que deve cuidar disso após as disputas municipais.
Em seu site oficial, no entanto, a campanha para angariar votos para o petista tem sido intensa. A equipe do parlamentar divulga notícias atualizadas sobre o Prêmio Congresso em Foco. “Acho que deve fazer campanha sempre. É importante”, disse Cristovam.
Espontânea
A campanha dos deputados para a votação do prêmio do Congresso em Foco tem sido mais tímida que dos senadores. Ainda que 17 dos 26 candidatos façam alguma menção sobre o prêmio em seus sites oficiais, apenas dois parlamentares deram destaque à votação na página inicial: a deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e o deputado Dr. Rosinha (PT-PR), que seguem na sexta e vigésima colocação, respectivamente.
Primeiro colocado, até o momento, com 938 votos, o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), avalia que a divulgação do prêmio deve ser espontânea. Em sua página, Gabeira apenas publicou uma notícia sobre o
resultado da primeira fase do prêmio, quando o parlamentar passou pela triagem dos 204 jornalistas.
“O prêmio existe já há um bom tempo. Não vou divulgar. Os internautas têm que decidir espontaneamente. Eu não vou estimulá-los”, considerou.
Em segundo lugar na classificação,com 825 votos, o deputado Gustavo Fruet pondera que os parlamentares, por estarem muito envolvidos com as eleições municipais, não têm se dedicado tanto a promover campanha para o prêmio. Ele avalia que após as disputas para prefeito e vereador em todo o país, o clima entre os congressistas candidatos esquentará.
“No momento, está todo mundo focado nas eleições municipais. Mas tenho recebido mensagens de pessoas de outros estados que dizem ‘votei em você’”, conta. “Ainda assim não acredito que seja a campanha que vá fazer a diferença. As pessoas que acompanham o meio político já sabem os parlamentares que vão votar”, avalia Fruet.
Boca-a-boca
Outros parlamentares preferem também apostar na divulgação no tradicional “boca-a-boca”. Entusiasmado com o prêmio, o deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), conta que os votos em seu nome têm sido feitos de maneira espontânea.
Entre os dez mais votados, com 209 votos, ele chegou a divulgar em seu site uma matéria sobre a primeira etapa do prêmio. “[Esse prêmio] é extremamente honroso. A gente tem procurado exercer o mandato com muito compromisso. A indicação para o prêmio só ampliou minha responsabilidade”, diz.
Um dos destaques em divulgação na campanha do prêmio no ano passado, o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) está entre os que devem enfatizar a campanha pelo troféu do Prêmio Congresso em Foco apenas após as eleições municipais. Terceiro entre os deputados que melhor representam a população no Congresso, Aleluia afirma que o fato de utilizar a internet tem ajudado bastante.
“É muito bom reperc