Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
1/9/2008 | Atualizado às 18:53
Por unanimidade, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram nesta segunda-feira (1°) que vão “aguardar as providências” do governo em relação ao grampo telefônico, supostamente feito pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), contra o presidente da corte, ministro Gilmar Mendes.
Reportagem da revista Veja, publicada nesse fim de semana, revela um diálogo entre Gilmar Mendes e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Ambos confirmaram o teor da conversa. Ainda segundo a revista, dois ministros e alguns senadores, entre eles o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), também foram grampeados.
Gilmar Mendes teve um encontro com o presidente Lula na manhã de hoje. Ele foi ao encontro acompanhado por mais dois ministros da Suprema Corte. No entanto, os ministros não conversaram com a imprensa após a reunião.
Por sua vez, Garibaldi também foi conversar com Lula sobre o caso. Acompanhado de Demóstenes e de outro parlamentar que também teria sido vítima dos grampos da Abin, Tião Viana (PT-AC), o peemedebista afirmou que o presidente Lula considerou o episódio “grave”.
Já Demóstenes foi mais enfático após o encontro com Lula: "Alguém tem que cair. Se foi o ministro da Justiça o responsável, como imputam alguns, inclusive de seu próprio partido, tem de ser ele. Se foi o general Jorge Armando Félix [chefe do gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República], tem de ser ele. Se for o Paulo Lacerda [diretor da Abin], tem de ser ele. E se forem funcionários querendo boicotar o Paulo Lacerda, que se afastem dez, vinte, trinta, cinqüenta", afirmou o senador goiano. (leia mais) (Rodolfo Torres)
Confira a íntegra da nota do STF sobre o caso
"O Supremo Tribunal Federal, reunido em Conselho, foi informado pelo seu presidente do teor do encontro ocorrido nesta data com o Excelentíssimo Senhor Presidente da República e decidiu aguardar as providências exigidas pela gravidade dos fatos."
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime