Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
29/8/2008 17:38
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira (29) que o petróleo da camada pré-sal fará com que as internacionais brasileiras dobrem de valor: de US$ 200 bilhões para US$ 400 bilhões.
"Não haverá mais problemas de contas externas no Brasil e, além disso, poderemos usar parte desse recurso para estimular setores da economia", afirmou o ministro que realizou uma palestra na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
De acordo com Mantega, "o petróleo é uma grande vantagem que o Brasil terá para o futuro". "Com a perspectiva de o Brasil tornar-se um grande produtor e exportador de petróleo significa que a economia vai melhorar. Com a entrada do petróleo do pré-sal, que se dará não imediatamente, mas a partir de 2010, 2011, o Brasil terá um robustecimento das contas externas, porque teremos mais reservas do que temos hoje", afirmou.
Ontem, o presidente Lula destacou que o “o pré-sal é um passaporte para o futuro”. Se os recursos do pré-sal forem aquilo que imaginamos, o Brasil dentro de alguns anos se transformará num grande produtor mundial de petróleo. É uma perspectiva nova, que abre extraordinárias possibilidades de desenvolvimento para o país, mas que contém também desafios e riscos, que precisam ser enfrentados. Afinal, não podemos nos dar ao luxo de desperdiçar essa imensa riqueza”, afirmou o presidente durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). (Rodolfo Torres)
Temas
MANOBRA NA CÂMARA
Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora