Durante a homenagem ao seu aniversário de 62 anos, comemorado hoje, o presidente Lula rejeitou a idéia de ficar mais quatro anos no poder após 2010. Lula disse que espera continuar com saúde nos próximos dez anos, mas garantiu que não pretende ficar na presidência até lá.
"Acho que essa discussão [de 3º mandato] não cabe. O Brasil não precisa disso. Acho que alternância de poder é uma coisa que favorece a democracia", disse aos jornalistas, após repartir um bolo branco e
Vermelho com as estrelas do PT desenhadas.
Assim como a festa de ontem, que reuniu ministros, políticos e amigos do presidente, a comemoração de hoje foi no Palácio do Alvorada. O presidente recebeu seus convidados - cerca de cem eleitores - vestido de camiseta vermelha. A festa foi organizada pela primeira-dama, dona Marisa Letícia, que também adotou as cores do PT em seu visual. Além da blusa vermelha e da saia branca, ela usou um chapéu com as mesmas cores.
CPMF
Em seu discurso, o presidente também falou rapidamente sobre a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Ele disse ter certeza de que os senadores terão "bom senso" para aprovar a matéria.
Nesta próxima semana, a relatora do projeto que prorroga a CPMF até 2011, senadora Kátia Abreu (DEM-TO) deverá apresentar seu parecer à Comissão de Contituição e Justiça. O DEM, que também é o partido do presidente da CCJ, Marco Maciel (PE), fechou questão contra a continuidade do tributo.
O governo precisa aprovar a matéria até 31 de dezembro para que a cobrança da CPMF não seja interrompida. Para isso, está em intensa negociação com o PSDB, partido que deverá decidir a votação no Senado.
(Soraia Costa)