Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Renan discute com líderes veto à Emenda 3

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Renan discute com líderes veto à Emenda 3

Congresso em Foco

21/3/2007 10:22

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL) deve marcar hoje, em reunião com os líderes partidários, uma data para a Casa deliberar sobre o veto do presidente Lula à Emenda 3 ao projeto que cria a Super-Receita e sobre outros 500 vetos impostos pelo presidente a deliberações do Congresso. O veto presidencial à Emenda nº 3 motivou os líderes do PFL e do PSDB, senadores José Agripino (RN) e Arthur Virgílio (AM), a anunciarem obstrução às votações da pauta do Senado.

A emenda proíbe os auditores fiscais da Receita Federal de autuarem empresas prestadoras de serviço constituídas por uma única pessoa. A definição dos vínculos empregatícios passa a ser exclusiva do Judiciário. Com isso, praticamente ficaria autorizada a constituição de "empresas de uma pessoa só", recurso constantemente utilizado para evitar o pagamento de impostos pela instituição contratante. Para compensar o veto, o governo deve remeter ainda hoje um projeto de lei sobre o tema ao Congresso.

Os vetos presidenciais tramitam da mesma forma que as medidas provisórias. Ou seja, se não foram apreciados dentro do prazo, passam a trancar a pauta. "Não deliberar sobre esse vetos amplia a insegurança jurídica e não permite a conclusão do processo legislativo", disse Renan.

Além do veto à Emenda 3, será priorizada a apreciação das restrições de Lula aos projetos que criam as Superintendências do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Nordeste (Sudene). Com os vetos à Sudam e à Sudene, foram retirados incentivos fiscais e dispositivos que garantiam mais recursos orçamentários.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Aldo pode assumir Ministério da Defesa

Lula recebe Collor no Planalto

CPI das ONGs vai investigar FHC

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES