Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
1/2/2007 8:31
Semanas depois de passar por uma crise que parecia superada, a eleição para presidente da Câmara volta a dividir o PSDB.
O partido tem candidato próprio ao cargo, o deputado Gustavo Fruet (PR), mas vê poucas chances de ele chegar ao segundo turno, e é aí que os tucanos voltaram a falar idiomas diferentes.
O grupo ligado ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tenta convencer o partido a apoiar Aldo Rebelo (PCdoB-SP) contra Arlindo Chinaglia (PT-SP), em uma segunda rodada de votação que os adeptos da candidatura deste consideram improvável e os partidários de Aldo julgam inevitável.
Mas o deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG), muito próximo ao governador tucano Aécio Neves, já fechou acordo com Chinaglia para ganhar a primeira-vice-presidência da Câmara. Enquanto isso, esboça-se no partido um discreto movimento para que sejam despejados votos em favor de Aldo já no primeiro turno.
Semanas atrás, o então líder do PSDB na Câmara, Jutahy Júnior (BA), anunciou o apoio da bancada a Chinaglia, costurado com a aprovação de parlamentares ligados a Aécio e ao governador paulista José Serra. A reação de FHC foi fundamental para desfazer a aliança, abrindo caminho para o apoio a Fruet. O nome do paranaense nasceu de um grupo independente de deputados, vinculados a diversas legendas, que saiu em defesa de um mutirão multipartidário para resgatar da lama a imagem da Casa.
Temas
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
IMUNIDADE PARLAMENTAR
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem
PEC da blindagem
Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem