Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
13/11/2006 6:03
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, defendeu a discussão de uma reforma tributária "mais ambiciosa" durante as negociações do governo federal com os governadores. Na avaliação do ministro, a proposta em tramitação no Congresso é "modesta" e necessita ser complementada.
"O mais ambicioso é transformar todos os tributos no IVA (Imposto sobre Valor Agregado). A proposta do Congresso mira mais na unificação do ICMS e ISS", disse o ministro, logo após participar ontem de uma reunião com o presidente Lula na base aérea do aeroporto de Congonhas.
Embora tenha ressaltado que caberá a Lula definir a pauta de negociações com os governadores, Mantega disse não ter dúvidas de que as reformas tributária e política estarão incluídas na agenda de discussões.
"As grandes questões são as reformas política e tributária, principalmente a tributária, que está mais madura, próxima de discussão e resolução", afirmou. De acordo com Mantega, a reforma tributária poderia ser feita em dois estágios, "começando da modesta e caminhando para uma mais ambiciosa".
O ministro disse ainda que a União terá que apresentar uma solução para substituir a Lei Kandir a partir de 2007 e criar um novo fundo de compensação dos estados por perdas com exportações. Entre os temas a serem discutidos com os governadores, Mantega destacou a estadualização de estradas federais e a renegociação de dívidas "dos estados que têm situação menos solvente".
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares