Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
15/9/2006 | Atualizado às 14:57
A 15 dias das eleições, o presidente Lula continua sendo o favorito para vencer o pleito ainda no primeiro turno. Segundo pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta sexta-feira (15), o candidato petista à reeleição teria 50% das intenções de voto. Agora, Lula tem nove pontos à frente do total dos votos dos outros candidatos.
Na pesquisa estimulada, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) ficou na segunda colocação, com 29%. Já a senadora Heloísa Helena (Psol) obteve 9% da preferência do eleitorado. O ex-ministro da Educação Cristovam Buarque (PDT) teve 2%. Os candidatos José Maria Eymael, do PSDC, Rui Costa Pimenta, do PCO, e Ana Maria Rangel, do PRP, deram 3%. Não sabem, 4%. Votos brancos e nulos somaram 5%.
Espontânea
No voto espontâneo, tanto o presidente Lula quanto o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, tiveram avanço de um ponto percentual. Lula foi de 41%, na pesquisa realizada em 7 de setembro, para 42% na pesquisa divulgada hoje (15). Geraldo Alckmin subiu de 19% para 20%. A candidata do Psol Heloísa Helena teve queda de um ponto percentual, passando de 7% para 6%. Os outros candidatos, somados, ficaram estáveis em 1%.
2º turno
Em um eventual segundo turno, Lula aparece com 53% das intenções de votos, contra 37% de Alckmin. Os votos brancos e nulos somaram 6%. Indeciso, 4%. Numa simulação com Heloísa Helena, o presidente Lula venceria com mais facilidade. Ele saltou de 53% para 59%, enquanto a senadora caiu de 30% para 26%.
Avaliação do governo
A aprovação do governo Lula cresceu sete pontos percentuais na comparação com julho, passando de 55% para 62%. A pesquisa CNI/Ibope também comparou os dados da avaliação do governo com o último levantamento. A avaliação ótima ou boa subiu de 40%, em julho, para 49%, hoje (15). A avaliação regular foi de 40% para 33%. A avaliação péssima ou ruim também recuou, indo de 19%, em julho, para 16% neste mês.
A sondagem também avaliou a atuação de Alckmin como governador de São Paulo. Para 50% dos entrevistados, o governo do tucano foi ótimo ou bom. Já para 21% foi regular e apenas 6% viu o governo como péssimo ou ruim. Outros 22% não souberam ou não quiseram responder.
Rejeição
A pesquisa mostrou ainda que o índice de rejeição do presidente Lula e de Alckmin estão no mesmo patamar. O petista é rejeitado por 32% dos eleitores, enquanto o ex-governador paulista por 31%. Neste levantamento CNI/Ibope, foram consultadas 2.002 pessoas em 141 municípios, entre os dias 9 e 11 de setembro.
Combate à fome
De acordo com a pesquisa CNI/Ibope, o índice de aprovação da população ao combate à inflação no governo Lula teve um crescimento expressivo. Segundo a sondagem, 51% dos entrevistados são favoráveis à política desenvolvida pelo governo na área. O percentual de reprovação foi de 48% para 42%. Na pesquisa, o percentual de indecisos foi de 7%, anteriormente esse índice era de 9%.
No levantamento da CNI/Ibope também foi pesquisado a aprovação da população em relação ao combate à fome e à pobreza. Em julho, 60% dos entrevistados aprovavam a política de combate à fome e à pobreza. Agora, esse percentual foi para 67%. A desaprovação recuou de 36% para 30%.
Segurança pública
Na área de segurança pública, a aprovação subiu de 24% para 27%. A desaprovação da população caiu de 71% para 68%. Já em relação à política de combate ao desemprego, o governo continua sendo desaprovado. No levantamento, 56% dos entrevistados disseram não aprovar a atuação do governo nessa área, contra 58% na sondagem anterior. 39% dos entrevistados afirmaram aprovar a política de combate ao desemprego.
Política tributária
A política tributária é outra mal avaliada pela população. Nesta pesquisa, 68% dos entrevistados declararam desaprovar a atuação do governo quando o assunto é imposto. Em julho, o índice era de 69%. A aprovação na área subiu de 22%, em julho, para 23% em setembro.
Melhor campanha de TV e rádio?
O Ibope também perguntou aos entrevistados qual é o candidato que está fazendo a melhor campanha na TV e no rádio. Para 36% das pessoas, o candidato petista está fazendo uma campanha melhor. Alckmin ficou com 31%; Heloísa Helena apareceu com 5%; e o ex-ministro da Educação Cristovam Buarque apareceu com 2%. Os outros candidatos somaram 4% e não souberam responder, 22%.
Melhor governo?
O instituto ainda questionou os entrevistados a respeito do melhor governo. Os pesquisadores perguntaram se o governo Lula é melhor, igual ou pior do que o governo Fernando Henrique Cardoso. 61% das pessoas disseram que o governo Lula é melhor. Para 20%, é igual e 16% falaram que era pior.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira
Análise de Processos
Conselho de Ética da Câmara analisa abertura de 12 novos processos