O ex-líder do PMDB na Câmara José Borba (PR) foi o primeiro candidato a deputado a registrar o nome nesta quarta-feira no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba. Embora não tenha sido incluído na listagem aprovada pela convenção do PMDB, Borba fez seu registro individualmente.
Borba renunciou ao mandato de deputado federal em setembro do ano passado, depois de ter o nome envolvido em denúncias de participação no esquema de caixa 2 montado pelo empresário Marcos Valério.
O registro da candidatura pode ser pedido tanto pelo candidato quanto pelo partido. Mas, se o nome do ex-deputado não foi escolhido na convenção, ele não poderá disputar a eleição. A convenção estadual do PMDB, realizada no dia 26 de junho, rejeitou a inscrição de José Borba por "critérios éticos".
O deputado paranaense deixou o mandato para escapar do processo de cassação na Câmara. Ele disse ter tomado essa atitude porque pretendia ser julgado pelas urnas. "É o correto e soberano", afirmou à época.
Caberá ao TRE decidir se confirma ou não a candidatura. Em caso positivo, ele terá direito de participar das propagandas gratuitas da legenda, o que a executiva regional tenta de todas as formas evitar.