A CPI dos Bingos adiou para amanhã a leitura do relatório final. Segundo a assessoria da Comissão, o adiamento ocorre porque muitos membros também fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que realiza no momento uma sessão na qual ouve Verônica Dantas, Diretora do banco Opportunity, Daniel Dantas, também diretor do Opportunity, e Gustavo Marin, Presidente do Citibank. Os três prestam esclarecimentos sobre as denúncias de que o banco teria sofrido perseguição do governo Lula por rejeitar pedidos de propina feitos por petistas em 2002 e 2003.
Possivelmente, o relatório final só será votado apenas no dia 20 deste mês. Na próxima semana, em função do primeiro jogo do Brasil na Copa e do feriado de quinta-feira, os senadores não se reunirão para debater o texto. Os integrantes da CPI terão até o dia 14 para apresentar sugestões de mudança ao relator.
Ainda hoje, Efraim se reúne com os líderes partidários para discutir a sistemática de votação do relatório. A intenção é evitar a repetição do que ocorreu na votação do relatório final da CPI dos Correios, quando o deputado Jorge Bittar (PT-RJ) chegou a xingar o presidente da comissão, senador Delcídio Amaral (PT-MS).
Efraim e Garibaldi avisaram que não aceitarão promover alterações substanciais no texto para garantir a aprovação do relatório final. O relator disse, inclusive, ser "menos pior" a CPI terminar sem relatório do que aprovar um documento que não traduza as investigações feitas pela comissão. "Nós não vamos fazer concessões. É preferível perder", afirmou Efraim.