Todas as empresas de ônibus urbano de São Paulo estão operando normalmente nesta manhã, segundo a SPTrans, empresa que administra o transporte público via ônibus na cidade. Muitos carros saíram com atraso das garagens, mas já estão circulando. Há reforço policial em terminais e nos corredores de ônibus. Aos poucos, o clima começa voltar à normalidade.
Ontem, dez empresas que circulam na zona sul da capital paulista deixaram de rodar por causa de onda de ataques aos seus veículos. Os incêndios criminosos do Primeiro Comando da Capital (PCC) atingiram 87 ônibus desde domingo. A circulação dos ônibus, que deveria ser interrompida à 0h, terminou ontem às 21h30. Mais de 5 milhões de pessoas ficaram sem transporte público na Grande São Paulo nessa segunda-feira.
O comandante-geral da PM, Elizeu Eclair, disse que serão garantidos o transporte metropolitano (trens e metrô) e pelo menos 50% dos ônibus. Eclair afirmou ainda que a polícia dará apoio às viações para assegurar o funcionamento das linhas e evitar novos ataques. Às 8h, o índice do congestionamento do trânsito era de 28 km, abaixo da média para o horário, que é de 84 km.