O 13º Encontro Nacional do PT aprovou hoje o nome do presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini (SP), como coordenador-geral da campanha presidencial do partido para as eleições deste ano. O encontro também consolidou a proposta do presidente Lula de ampliar as alianças nos estados para abrir caminho para o projeto da reeleição. Os petistas vetaram apenas alianças com o PSDB e o PFL, que estarão juntos nas eleições deste ano.
Leia a íntegra da emenda aprovada:
"O Encontro Nacional do PT, consciente da grande jornada política que o Brasil enfrentará nos próximos meses, decide iniciar a construção da Coordenação Política da Campanha Presidencial, designando nosso presidente nacional, deputado Ricardo Berzoini, para ser o Coordenador-geral da campanha.
De imediato, o Coordenador-geral e a Comissão Política submeterão à direção nacional do PT uma proposta de coordenação, dentro do espírito de unidade partidária, de construção de alianças partidárias e sociais.
O PT apóia a decisão do presidente Lula, de priorizar neste momento seu mandato e compromisso de governante, e tomar a decisão a respeito da candidatura no momento apropriado. Mas inicia a preparação da campanha eleitoral, com a convicção da responsabilidade política de construir a mobilização nacional em torno da continuidade das mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais que esses três anos e quatro meses propiciam ao país.
Construir a vitória do nosso projeto político no Brasil é fortalecer as transformações democráticas e populares que a América Latina vivencia e estabelecer novos desafios para um Brasil mais justo, solidário e democrático."