Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Ellen Gracie apóia projeto que restringe poder do STF

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Ellen Gracie apóia projeto que restringe poder do STF

Congresso em Foco

28/4/2006 16:43

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, disse hoje, durante entrevista coletiva, que apóia o projeto aprovado pelo Senado que restringe o poder da Corte de conceder liminares. Ellen explicou que não é "confortável" para nenhum presidente de tribunal decidir sozinho sobre determinadas questões.

O projeto do senador José Jorge (PFL-PE), aprovado esta semana na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), em caráter terminativo - o que remete a matéria diretamente para a Câmara - limita o poder do Supremo de conceder liminares que contrariem decisões tomadas pelos presidentes do Legislativo (da Cãmara e do Senado).

Segundo o projeto, para derrubar essas decisões, a liminar do Supremo não poderia mais ser decidida monocraticamente, isto é, por um ministro apenas, mas teria de ser debatida e decidida no plenário da Corte por todos os ministros.

"Vejo com absoluta naturalidade a iniciativa do senador José Jorge. O normal é que em um sistema colegiado (como é o Supremo), as decisões sejam tomadas de maneira coletiva", afirmou Ellen Gracie. Ela considerou o debate no plenário mais esclarecedor e achou bom "repartir responsabilidades" com os colegas.

A presidente do STF disse não considerar que a aprovação do projeto pelo Senado seja uma resposta a uma suposta interferência do Judiciário no Legislativo, sobretudo no funcionamento das CPIs. "Vejo que o Congresso é quem faz as pautas. Não há motivos para tratarmos o assunto como interferência no Judiciário", disse.

Ellen Gracie ressaltou que não conhece a íntegra do projeto, mas que pelo que sabe "não haverá prejuízos à celeridade das decisões" do STF.

Reação contra o projeto

Após a aprovação do projeto na CCJ, o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), ameaçou apresentar recurso à Mesa do Senado, na próxima semana, contra a matéria. Na avaliação de Mercadante, se o texto for aprovado pelo Congresso, o plenário do STF ficará sobrecarregado de liminares.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

PT entra com recurso contra decisão do TSE

Lula desconversa sobre aliança com PMDB

Alckmin: tríplice aliança está nas mãos do PMDB

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SEGURANÇA

Guardas municipais criticam texto da PEC da Segurança Pública

2

Plenário

Bilynskyj diz que vontade era de "encher de porrada" deputados do Psol

3

CÂMARA

Heloísa Helena volta ao Congresso após 18 anos para a vaga de Glauber

4

OPERAÇÃO TRANSPARÊNCIA

Quem é Mariângela Fialek, ex-assessora de Arthur Lira alvo da PF

5

Judiciário

Moraes anula votação da Câmara e determina cassação de Zambelli

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES