Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Leia mais

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Leia mais

Congresso em Foco

10/4/2006 23:57

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Numa segunda-feira pobre em emoções no Congresso Nacional, o dia de ontem ficou por conta dos arroubos da chamada pré-campanha eleitoral, fase em que os partidos procuram consolidar alianças, preparar o terreno e desgastar ao máximo os adversários. Veja quem falou o quê.

Geraldo Alckmin, pré-candidato tucano a presidente da República

Responsabilizou, em Teresina (PI), o presidente Lula pela quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa. "Que governante é esse que não sabe o que se passa na sala ao lado? Fui governador. É claro que sabe. Se ele tinha conhecimento, tem toda responsabilidade, e não tomou providências", afirmou.

Para Alckmin, "o presidente se esconde, faz de conta que não é com ele". "Ele não fala, ele não presta contas à sociedade. O governo que é fraco com um ladrão foi violento contra um nordestino pobre", completou, referindo-se ao piauiense Francenildo.

Ricardo Berzoini, presidente nacional do PT

Deputado federal (SP), Berzoini comemorou a pesquisa Datafolha, divulgada no final de semana. Segundo o levantamento, a rejeição a Lula caiu e aumentou a diferença de intenção de votos que ele tem em relação ao seu principal adversário na disputa presidencial, Geraldo Alckmin (PSDB). Perguntado sobre as ameaças da oposição de pedir o impeachment de Lula, respondeu que "isso é medo das urnas". Segundo ele, "cada vez que sai pesquisa, a oposição treme, em função das urnas que vai enfrentar em outubro".

Segundo o deputado, o PT precisa "conquistar o apoio da população e dar continuidade ao processo de estabilização, crescimento de emprego e melhoria das condições de crédito". Para Berzoini, o PT já tem seu programa em execução no governo e as diretrizes para um documento definitivo para um segundo mandato. "A oposição, ou não tem programa, ou tem medo de apresentar sua proposta neoliberal de privatização, desemprego e problemas sociais", afirmou.

José Jorge (PFL-PE), senador
 
Cotado para ser o vice na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB) a presidente da República, defendeu uma aliança entre o PSDB, o PMDB e o PFL para as eleições de outubro. A idéia, segundo o senador, é fortalecer um bloco que possa derrotar o presidente Lula, o mais cotado nas pesquisas para subir a rampa do Planalto em 2007.

"Pelo menos parte do PMDB deveria se juntar a nós e formar uma aliança", disse o líder da minoria no Senado.

Aloizio Mercadante (PT-SP), senador

Pré-candidato a governador de São Paulo, o líder do governo no Senado procurou minimizar a nova pesquisa Datafolha que dá a José Serra (PSDB) grande vantagem na disputa pelo cargo. Segundo Mercadante, Serra está na "liderança temporária" das pesquisas, porque está de forma permanente no noticiário como candidato.

Ele acrescentou que o tucano "cometeu estelionato eleitoral" ao renunciar ao mandato de prefeito de São Paulo, já que havia prometido permanecer na prefeitura até o final do mandato. Na pesquisa, Mercadante ficou atrás da outra pré-candidata petista, a ex-prefeita Marta Suplicy.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Deputados aprovam uma das cinco MPs da pauta

Indiciamento de Dantas causa polêmica

Renan recebe relatório final da CPI dos Correios

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES