O governador do Acre, o petista Jorge Viana, pretende entregar neste sábado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um manifesto em defesa de sua reeleição, assinado por ele e por parlamentares acreanos . "O movimento que o PT deveria fazer, e espero estar dando o pontapé inicial, é pedir encarecidamente que Lula queira se recandidatar e não pressionar para que ele se decida logo, como se houvesse dúvida que é o melhor candidato do partido", afirmou o governador na sexta-feira.
"Seria um prejuízo irrecuperável para o PT interromper o trabalho de Lula". O primeiro compromisso de Lula neste sábado é visitar obras de umaponte da BR 317, no município de Assis Brasil. À tarde, em Senador Giomard, deve participar de inauguração de um assentamento agroflorestal.
Na avaliação de Viana, Lula precisa de um novo mandato "para desfazer erros do primeiro e promover a abertura de um diálogo maior com a sociedade". Para o governador do Acre, Lula também deve, com a reeleição, buscar aliados em outros partidos, ter menos burocracias e morosidades internas, e comunicar melhor suas ações de infra-estrutura" e no campo social.
"Só agora, no fim do mandato estamos buscando alianças nacionais com o PMDB, por exemplo. Isso deveria ter sido feito antes. Tolerância é ainda uma palavra muito cara para alguns setores do PT, devemos aprender mais", defendeu Viana.