O deputado Ricardo Barros (PP-PR) ameaçou hoje pela manhã obstruir a votação da proposta de orçamento da União para o ano que vem. Barros disse que pode tomar a ação até que o Congresso delibere sobre o projeto de reforma da tramitação orçamentária, elaborado este ano por uma comissão especial na qual atuou como relator. Entre outras alterações, o relatório elaborado por Ricardo Barros propõe reduzir de 20 para nove o número de emendas de bancadas ao Orçamento.
"Estou avisando com necessária antecipação que o relatório da reforma deve ser apreciado antes da votação do Orçamento. Senão, haverá obstrução", alertou o deputado, durante reunião da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO). A reunião da qual o deputado participava foi, inclusive, suspensa sem decisão sobre as matérias em pauta, por falta de acordo.
Na reunião de hoje, também seriam apresentados os relatórios das dez áreas setoriais do Orçamento. Porém, o cronograma de tramitação ficou prejudicado porque os relatores setoriais ainda não receberam as quantias relativas às receitas de que vão dispor para atender às mudanças propostas por meio de emendas parlamentares. É preciso que, antes, o Comitê de Receitas conclua a revisão da proposta vinda do Executivo.