Em entrevista a emissoras de rádio, o presidente Lula afirmou esta manhã que o PT ainda precisa aprender a conviver com críticas e que a oposição cumpre o papel dela ao "bater" no governo. "Nós remamos para frente, eles remam para trás. Esse é o jogo. O PT fez isso e o PT não tem que se queixar. Se você encontrar um petista lamentando que a oposição está batendo, não leva muito em conta porque eles têm que aprender a falar. Bateram a vida inteira, nós temos que aprender a apanhar", disse.
O presidente afirmou que não tem motivos para se queixar do Congresso Nacional. Na avaliação dele, os parlamentares têm votado todos os projetos de interesse do país. "Foram aprovados exercitando a democracia em sua plenitude. Quando nós mandamos um projeto para o Congresso Nacional, não é para ser votado na íntegra, como nós gostaríamos. É para ele sofrer os ajustes necessários e muitas vezes para melhor", declarou.
Lula cobrou do Congresso que aprove o quanto antes o Orçamento da União para 2006. "É importante a sociedade saber que o Congresso tem que votar o Orçamento. Quem vai ser prejudicado se não votar? Os 187 milhões de brasileiros. O Orçamento será aprovado. Espero que seja votado até o dia 31 de dezembro", disse.