Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Após Bolsonaro virar alvo da PF, extrema-direita portuguesa cancela ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Encontro internacional

Após Bolsonaro virar alvo da PF, extrema-direita portuguesa cancela evento

Após apreensão do passaporte de Bolsonaro, partido de extrema-direita português cancelou evento que teria palestra do ex-presidente.

Congresso em Foco

5/5/2023 | Atualizado às 9:24

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em nota, os advogados de Bolsonaro confirmaram que o ex-presidente passou dois dias refugiado na Embaixada, o que, segundo eles, foi feito para

Em nota, os advogados de Bolsonaro confirmaram que o ex-presidente passou dois dias refugiado na Embaixada, o que, segundo eles, foi feito para "manter contatos com autoridades do país amigo". Foto: Reprodução/vídeo
André Ventura, presidente do "Chega", principal partido de extrema-direita em Portugal, cancelou o evento que receberia Jair Bolsonaro nos dias 13 e 14 em Lisboa. O deputado alega que o cancelamento se deu em função da apreensão do passaporte do ex-presidente, e acusa a justiça brasileira de realizar uma perseguição e de retaliar o tratamento dado pelo partido ao presidente Lula. "O Chega terá que suspender e reagendar para uma data posterior a Cimeira Mundial das Direitas. A perseguição a que alguns de nossos principais convidados têm estado sujeitos, (...) no caso do ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, no caso de apreensão e retenção de seu passaporte, (...) revelam bem o espírito de agressividade, de condicionamento e de ameaça que em certos países reina e querem fazer contra a direita mundial", declarou Bolsonaro responde em um inquérito policial diante de indícios de falsificação em seu cartão de vacinas. Seu documento registra que a aplicação da primeira dose foi feita na cidade de Duque de Caxias (RJ), em um dia em que o ex-presidente não estava no município. Por acaso, seu ajudante de ordens, Mauro Cid, mantinha contato e contratou serviços de um grupo criminoso especializado em falsificação de cartões de vacinação na mesma cidade. Ventura já diz que o objetivo era impedir a chegada de Bolsonaro no evento. "Não tenho dúvidas do que vou dizer:a apreensão do passaporte do ex-Presidente Bolsonaro teve como objetivo impedir a sua vinda a Lisboa e é uma retaliação direta ao protesto do Chega contra o Presidente Lula no 25 de Abril", publicou em suas redes sociais. O parlamentar, porém, garante que o evento será remarcado para quando Bolsonaro puder viajar. Confira a fala completa de André Ventura:  

Antipetismo português

O Chega é um partido minoritário no parlamento português, contando com 12 dos 230 assentos da Casa. Apesar de pequeno, se destacou no final de abril ao coordenar uma campanha de protesto contra a viagem do presidente Lula ao seu país. Simpático a Jair Bolsonaro, Ventura articulou, junto com representantes de associações ucranianas, uma manifestação contra a visita do presidente em Lisboa. A bancada do Chega, porém, se encontra em franco crescimento: a legislatura empossada em 2022 foi a primeira em que mais de um deputado foi eleito pela sigla. O crescimento se deu em um momento de intensa colaboração entre partidos de extrema-direita europeus, o que garante a Ventura alianças com lideranças da Espanha, Itália, Hungria e outros países com quem Bolsonaro buscou aproximação.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Lula Jair Bolsonaro Portugal Mauro Cid

Temas

Mundo Democracia Notícia Relações Exteriores

LEIA MAIS

MUNDO

Embaixada em Tel Aviv busca brasileiros que querem sair de Israel

ESQUEMA DE ESPIONAGEM

De Moraes a Cláudio Castro: a lista dos monitorados pela Abin paralela

INSS

Lula: entidades criadas na gestão Bolsonaro facilitaram fraude do INSS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Comissão aprova aposentadoria especial para supervisores pedagógicos

2

ESQUEMA DE ESPIONAGEM

Veja a íntegra do relatório da PF sobre a Abin paralela

3

ESQUEMA DE ESPIONAGEM

De Moraes a Cláudio Castro: a lista dos monitorados pela Abin paralela

4

PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO

Quem faz boa política? Você decide a partir de segunda

5

8 DE JANEIRO

8 de janeiro: Moraes manda prender novamente homem que quebrou relógio

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES