Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Aldo é o novo presidente da Câmara

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Aldo é o novo presidente da Câmara

Congresso em Foco

28/9/2005 | Atualizado 8/11/2005 às 11:50

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Após uma disputa acirrada, decidida por uma diferença de apenas 15 votos, o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) assumiu às 21h10 a presidência da Câmara. Candidato apoiado pelo Palácio do Planalto, Aldo derrotou o ex-líder da oposição José Thomaz Nonô (PFL-AL), primeiro vice-presidente da Casa. O comunista recebeu 258 votos no segundo turno, contra 243 votos do pefelista. Foram seis votos em branco e dois nulos.















Os dois chegaram à finalíssima depois de um surpreendente empate no primeiro turno, em que cada um recebeu 182 votos. Ao coro de “Aldo! Aldo! Brasil, pra frente, Aldo presidente!”, o deputado subiu à tribuna carregado pelos colegas para fazer o seu primeiro discurso à frente da Câmara. O comunista fez elogios ao candidato derrotado, fez uma série de agradecimentos e prometeu uma gestão independente.















“Ela expressa idéias e conflitos mas também a unidade do nosso povo e da nossa Nação. Minhas palavras de agradecimento a todos os integrantes desta Casa. As senhoras e os senhores garantiram o espírito democrático desta sessão e demonstraram que esta Casa é uma instituição livre, um espaço independente, que pertence ao seu titular maior, que é o povo brasileiro”















O primeiro dia da gestão Aldo Rebelo começará sem votações em Plenário. A sessão será reservada aos trabalhos das comissões. A pauta está trancada por quatro medidas provisórias. Só após votá-las os deputados poderão analisar as propostas de reforma política e eleitoral. O prazo para que as mudanças entrem em vigor já no ano que vem vence nesta sexta-feira. Os deputados discutem a possibilidade de alterar a Constituição para prorrogar esse prazo para 31 de dezembro.















A vitória de Aldo representa a reconquista da Câmara pelo governo Lula, que havia perdido o controle da Casa em fevereiro para Severino Cavalcanti (PP-PE). A candidatura do comunista foi fortemente apoiada pelo Palácio do Planalto, que abdicou de uma candidatura petista e investiu pesado, com promessas de verbas e cargos aos aliados. O próprio presidente Lula ligou pessoalmente para parlamentares pedindo votos ao amigo.















É a primeira vez que um deputado de um partido com apenas nove cadeiras na Câmara assume a presidência da Casa. O cargo tradicionalmente é ocupado pela maior bancada. Essa é a segunda proeza do governo Lula este ano. Em fevereiro, mesmo com dois petistas na disputa, o Planalto perdeu pela primeira vez a disputa pelo comando da Câmara. O mandato do sucessor de Severino Cavalcanti vence em fevereiro de 2007.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Aldo assume prometendo independência

Encerradas as votações na Câmara

Aldo fala em independência da Câmara

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES