Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. OAB sugere "nova roupagem"

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

OAB sugere "nova roupagem"

Congresso em Foco

3/8/2005 16:29

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA


Massimo Manzolillo


Somente uma ampla reforma ministerial será capaz de estancar a crise aberta com as denúncias de corrupção no governo e de pagamento de mesadas a parlamentares. A afirmação é do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, para quem o governo exauriu a capacidade de administrar o atual cenário político. "A sociedade brasileira exige do presidente Lula uma nova roupagem para o governo”, diz.

Busato lembra que essa mesma reforma foi proposta por entidades representativas da sociedade civil, em 2004, quando estourou o escândalo do envolvimento de Waldomiro Diniz, ex-assessor da Casa Civil da Presidência da República, com a máfia dos bingos. “Há 16 meses, desde que assumimos a presidência do Conselho da Ordem, estamos pregando a necessidade de uma reforma política urgente. Temíamos uma crise como essa”, explica.

Na última sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva formalizou uma proposta ao PMDB, acenando com a entrega de mais dois ministérios ao partido, na reforma que pretende anunciar nos próximos dias. Ainda na semana passada, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara aprovou alguns pontos da reforma política, como o financiamento público de campanha e a adoção do voto em lista, novidades que, segundo seus defensores, inibem a formação de “caixa dois” na disputa eleitoral. O presidente da OAB vê com reservas o anúncio dessas mudanças, já que, no ano passado, o governo tentou implementá-las e não conseguiu. “Estamos perplexos diante das denúncias de pagamento de mensalão a parlamentares e de repasse indevido de verbas para o financiamento de campanhas eleitorais", completou.


Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Boca aberta

Os nove crimes de um escândalo

CPI vai quebrar sigilos de Marcos Valério

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES