Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
13/8/2014 | Atualizado às 12:41
O advogado Francisco Emerenciano afirmou nesta quarta-feira (13) que, em recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vai insistir na mesma argumentação para tentar reverter a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), que barrou ontem à noite as candidaturas do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (PR) e da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN). Emerenciano informou que tem três dias a partir de hoje, quando foi publicado o acórdão do TRE-DF no Diário da Justiça, para protocolar o recurso.
No final de 2013, Arruda, que quer voltar ao governo do DF, e Jaqueline, que tenta a reeleição, foram condenados por improbidade administrativa no caso conhecido como "mensalão do DEM" - a condenação foi confirmada recentemente pelo Tribunal de Justiça (TJ) local. O processo foi um dos desdobramentos da Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal.
A defesa alega que o ex-governador e a deputada não podem ser enquadrados na lei da Ficha Limpa e, consequentemente, ser considerados inelegíveis porque o julgamento em segunda instância - no TJ - ocorreu após a apresentação dos pedidos de registro das candidaturas à Justiça eleitoral.
"O próprio TRE reconheceu ter contrariado a jurisprudência do TSE. Vou interagir com o que foi decidido [pelo TRE], mas o ponto crucial é o mesmo: o marco temporal, que é uma questão que tem previsão legal e jurisprudencial. O TRE fez uma interpretação pontual", disse Emerenciano ao Congresso em Foco, por telefone.
As candidaturas foram contestadas pelo Ministério Público, pelo Psol e duas pessoas físicas. Arruda e Jaqueline podem continuar em campanha. Questionado sobre a possibilidade de o caso ser levado ao Supremo Tribunal Federal, o advogado disse acreditar que o impasse vai ser resolvido no próprio TSE.
Mais sobre eleições de 2014 Assine a Revista Congresso em Foco em versão digital ou impressa
Temas
LEIA MAIS
ENCONTRO DE ALIADOS
EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL
Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca
Tributação Financeira
Haddad debate nova tributação de fundos e ativos virtuais no Senado