Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Edson Sardinha
13/3/2013 | Atualizado 14/3/2013 às 10:52
[/caption]
O argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, acaba de ser anunciado como sucessor de Bento XVI, que renunciou ao pontificado no mês passado. Bergoglio é o primeiro papa não europeu em 1.300 anos, o primeiro latino-americano. O anúncio foi feito pelo cardeal francês Jean-Louis Tauran, que, seguindo o Código de Direito Canônico, pronunciou a célebre frase "Habemus papam" diante de uma Praça São Pedro completamente lotada. Bergoglio escolheu o nome de papa Francisco.
Uma fumaça branca saiu da chaminé da capela Sistina por volta das 15h05 (horário de Brasília), após cinco escrutínios, indicando que os cardeais chegaram a um consenso sobre o novo líder da Igreja Católica Apostólica Romana. Mas somente uma hora depois o nome do argentino, filho de um casal de italianos, foi anunciado. O novo papa era arcebispo de Buenos Aires. A escolha foi feita por 115 cardeais.
O nome do argentino não aparecia entre os mais cotados nas últimas listas de favoritos. O italiano Angelo Scola e o brasileiro Dom Odilo Scherer despontavam como nomes mais lembrados por especialistas.
Veja ainda:
O dia D de Dom Odilo Scherer
Após sete anos, Bento XVI renuncia ao papado
A carta de renúncia do papa Bento XVI
Márcia Denser: Bento XVI já vai tarde
Outros textos sobre temas religiosos
Curta o Congresso em Foco no Facebook
Siga o Congresso em Foco no TwitterTags
Temas
Câmara dos Deputados
Comissão debate isenção de registro para professor de educação física
Atualização Fiscal
Câmara aprova projeto que atualiza valores de bens no Imposto de Renda