Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
26/9/2014 | Atualizado 28/9/2014 às 10:16
[caption id="attachment_170339" align="alignleft" width="285" caption="No final de agosto, a pessebista tinha dez pontos de vantagem sobre Dilma em cenário de segundo turno"][/caption]
A pouco mais de uma semana do primeiro turno das eleições deste ano, a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, tem 40% das intenções de voto, enquanto sua principal adversária na corrida pelo Palácio do Planalto, Marina Silva (PSB), aparece com 27%. O presidenciável do PSDB, senador Aécio Neves, continua em terceiro lugar, com 18%.
Os dados são de pesquisa do Datafolha divulgada na noite desta sexta-feira (26). Em levantamento anterior do instituto, da semana passada, a petista tinha 37%; Marina, 30%; e Aécio, 17%.
Na pesquisa divulgada hoje, os outros candidatos somam 4%. Brancos e nulos: 5%. E indecisos: 6%.
Segundo turno
Em simulação de segundo turno, a candidata do PT tem 47% das intenções de voto e a do PSB, 43%. De acordo com o Datafolha, "embora persista o empate técnico no limite da margem de erro, há maior probabilidade de Dilma estar à frente de Marina neste cenário".
É a primeira vez que Dilma surge numericamente à frente nesse tipo de simulação do Datafolha. Na semana passada, o placar era 46% a 44% para a ex-ministra e ex-senadora Marina Silva. No final de agosto, a pessebista tinha dez pontos de vantagem sobre Dilma (50% a 40%).
Em cenário com o tucano, a pesquisa indicou que Dilma seria reeleita, por 50% a 39%.
O Datafolha ouviu 11.474 eleitores em 402 municípios ontem e hoje. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, está registrada na Justiça eleitoral sob o número BR-00782/ 2014.
A presidente continua com a maior taxa de rejeição: 31%. Marina Silva é rejeitada por 23% dos entrevistados e 20% disseram que não votariam em Aécio de jeito nenhum.
Temas
LEIA MAIS
ENCONTRO DE ALIADOS
EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL
Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca
LEVANTAMENTO DO SENADO
Governo corta 43% das emendas parlamentares previstas para 2025