Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
19/10/2017 | Atualizado 3/11/2017 às 11:17
>> Por que votar no Prêmio Congresso em Foco é seguroJornalistas que cobrem o Congresso Participaram 73 jornalistas de 45 veículos de comunicação entre 4 e 11 de setembro. Não puderam participar da votação os profissionais vinculados a empresas de lobby, assessoria de comunicação ou consultoria política, assim como aqueles que exercem o cargo de assessor(a) de deputado(a) federal ou senador(a), de bancadas partidárias ou de partidos com assento no Congresso.
>> Os veículos que participaram da votaçãoJúri especializado Iniciativa inédita na premiação, o júri foi formado por representantes das áreas empresarial, trabalhista e acadêmica, de entidade do terceiro setor e do Congresso em Foco. Integraram o júri o advogado e consultor empresarial Guilherme Cunha; a auditora de controle externo e ativista de movimentos sociais Lucieni Pereira da Silva; o analista político Antônio Augusto de Queiroz, que acompanha as atividades do Congresso para o movimento sindical; o cientista político e professor da Universidade de Brasília Ricardo Caldas; e o jornalista Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco.
>> Conheça o perfil de cada juradoOS PARLAMENTARES APTOS À VOTAÇÃO Puderam ser votados os 377 parlamentares que não respondiam, até 18 de agosto (data da conclusão do levantamento do Congresso em Foco), a inquérito ou ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) e que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias desde o início do ano legislativo, em 2 de fevereiro.
>> Quem pôde ser votado no prêmioAS CATEGORIAS EM DISPUTA Duas CATEGORIAS GERAIS: "Melhores deputados" e "Melhores senadores" Na votação da internet e no júri, foram incluídas outras três CATEGORIAS ESPECIAIS: - Combate à corrupção e ao crime organizado. - Defesa da agropecuária - Defesa da seguridade social QUEM SERÁ PREMIADO Entre os mais votados da internet: - Os 10 senadores e os 20 deputados mais votados, nas categorias gerais. Havendo empate na última posição, serão premiados todos aqueles que ficarem empatados; - Os 5 parlamentares mais votados em cada uma das categorias especiais. Entre os mais votados pelo júri: - Os 5 senadores e os 10 deputados mais votados, nas categorias gerais; - Os 3 parlamentares mais votados nas categorias especiais. Entre os mais votados pelos jornalistas: Os 5 senadores e os 5 deputados mais votados. Havendo empate na última posição, serão premiados todos aqueles que ficarem empatados. O PRÊMIO DE CADA PARLAMENTAR Escolhidos pelo júri e pela consulta popular - Categorias gerais: Para os três mais votados, na Câmara e no Senado (num total de 6 congressistas), serão entregues troféus e diplomas. Para todos os demais premiados, serão entregues diplomas, atestando a inclusão do(a) parlamentar entre os melhores representantes da população no Congresso Nacional. - Categorias especiais: Para o(a) vencedor(a) de cada categoria especial, serão entregues um troféu e diploma. Para todos os demais parlamentares premiados, diplomas, atestando a inclusão do(a) parlamentar entre os melhores representantes da população no Congresso Nacional. - Escolhidos pelos jornalistas nas duas categorias gerais: Para o(a) vencedor de cada casa legislativa serão entregues um troféu e um diploma. Para os demais, diplomas, atestando a inclusão do(a) parlamentar entre os melhores representantes da população no Congresso Nacional.
>> Prêmio tem novo troféuPOR QUE PREMIAR Criado em 2006 para valorizar a atividade política e o papel do Legislativo no que eles têm de mais nobre e útil à sociedade, o prêmio combate a imagem de que todos os políticos são iguais. Também procura destacar a necessidade de valorizar os bons exemplos para melhorar a qualidade de um Parlamento tão pródigo em produzir vexames. "Precisamos reagir contra a desqualificação da política e dos políticos, mesmo correndo o risco de premiar hoje políticos que no futuro podem se revelar piores do que imaginamos", afirma Sylvio Costa. "Porque pior mesmo é o ceticismo que nos oprime e nos imobiliza, nos impedindo de perceber a diferença entre pessoas dedicadas e competentes e bandidos que andam com o broche de parlamentar na lapela", completa o jornalista. O Prêmio Congresso em Foco teve o patrocínio e apoio da Ambev, Anabb, Governo de Mato Grosso, Uber, APCF, Anffa Sindical, Sinprofaz, Anfip, Anadef, AMB, Ciclo de Gestão, Febrafite, Abrig, OAB-DF e Sindicato dos Jornalistas
>> Confira aqui a íntegra do regulamento << Outras informações sobre o prêmioPatrocínio:
Tags
Temas
LEIA MAIS
OSCAR DA POLÍTICA
Prêmio Congresso em Foco: grandes marcas se unem pela boa política
PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO
EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL
Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca
Tributação Financeira
Haddad debate nova tributação de fundos e ativos virtuais no Senado