Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
5/10/2015 | Atualizado às 17:20
[fotografo]Ricardo Stuckert/Institulo Lula[/fotografo][/caption]Entre o senador Aécio Neves (PSDB-MG), a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva e o ex-presidente Lula como candidatos à Presidência da República em 2018, o petista é o mais rejeitado deles em Santa Catarina. Se as eleições fossem hoje, 73% dos catarinenses não votariam no petista de jeito algum. Provável candidata da Rede, Marina também sofre grande resistência naquele estado: 42,1% dos eleitores disseram que recusam votar na ambientalista. Aécio é o menos rejeitado entre os catarinenses, com 17,8%.
As estimativas são do instituto Paraná Pesquisas, realizada com amostra de 1.324 eleitores de Santa Catarina. A pesquisa também revelou que Lula ficaria em terceiro lugar em uma disputa contra praticamente todos os candidatos do PSDB já cotados à Presidência, que ficariam em primeiro, e Marina, em terceiro.
Supondo que o pleito fosse hoje, Aécio ficaria em primeiro, com 46,4%, seguido por Marina, com 12,6%, e Lula, com 12,2%. Jair Bolsonaro também foi cotado e, nesse cenário, ficaria em quarto lugar, com 5,6% das intenções de voto.
Se a disputa fosse contra o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o tucano ganharia o primeiro turno com 34%. Marina se fortaleceria, com 18,2%, seguida por Lula, com 12,3%. Nesse caso, o quarto lugar seria ocupado por Ciro Gomes, já que 6,9% dos catarinenses optaram pelo ex-ministro.
O senador José Serra teria desempenho melhor na disputa interna entre os tucanos paulistas. Ele é candidato o preferido de 37,2% dos catarinenses. Marina tem a intensão de voto de 16,6% dos entrevistados, e Lula, 11,9%. Nesse caso, Ciro Gomes e Jair Bolsonaro empatariam no quarto lugar, com 6,4% dos votos cada.
Avaliação do governo
O instituto também consultou a população catarinense sobre o governo da presidente Dilma Rousseff. O índice de reprovação à petista chegou a 88,3%. Apenas 9,4% dos entrevistados consideram sua gestão ótima ou boa.
Avaliação estadual
Ex-presidente do extinto PFL e atualmente filiado ao PSD, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, é benquisto pela população do estado. A pesquisa revelou que 64,4% dos eleitores catarinenses aprovam seu governo, contra 30,1% de reprovação.
Mais sobre LulaTags
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos