Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senadores pressionam por abertura da Copa em Brasília

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senadores pressionam por abertura da Copa em Brasília

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Mariana Haubert

2/9/2011 | Atualizado às 14:51

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_50917" align="alignright" width="319" caption="Maquete mostra como ficará o Estádio Nacional de Brasília, no lugar do Mané Garrincha"][/caption] Com a presença do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) lançou, na manhã de hoje, um manifesto para que Brasília seja oficializada como a cidade-sede da abertura da Copa do Mundo de 2014. O documento já foi assinado por 43 senadores, mas a meta, segundo ele, é que 60 senadores apoiem a iniciativa. A Fifa tem até o final de outubro para divulgar a cidade escolhida. Além da capital federal, São Paulo e Belo Horizonte também postulam o direito de abrir o evento.  "Brasília reúne o sentimento de convergência de todo o país. E a cidade está apta na sua infraestrutura física e logística e também na qualidade de seus serviços", defendeu o senador após afirmar que, assim que o manifesto atingir mais de 70% de apoio na Casa, ele será levado à Fifa e à CBF para que as entidades se certifiquem da importância da capital do país no evento. "Este documento pode ser o definidor para oficilizar Brasília como sede da Copa", afirmou o senador. Veja quais senadores assinaram o manifesto
Inicialmente favorita para sediar a abertura do mundial, São Paulo ainda esbarra no atraso das obras do estádio Itaquerão, nova arena do Corinthians. Para o governador do Distrito Federal, não resta dúvida de que Brasília é a cidade ideal para receber a abertura do evento esportivo. "O Senado representa os Estados brasileiros e é importante que um evento dessa magnitude todo o Brasil se sinta representado. Então, nada melhor que a abertura, que é a grande recepção da Copa, seja realizada na capital do país ajudando no desenvolvimento dessa área toda do interior do Brasil. Isso deixa um legado fantástico. A capital do país será antes e depois da Copa", afirmou aos jornalistas. No entanto, o governador ressaltou que não é necessário esperar pela decisão da Fifa para iniciar as obras de melhoria na cidade. "Todos os investimentos que vamos fazer já são necessários hoje para a cidade. Por isso, todos esses investimentos estão sintonizados com a vocação econômica de Brasília", disse Agnelo. A capital federal já havia ganhado outro apoio esta semana. O deputado Romário (PSB-RJ), campeão da Copa de 1994, defendeu que o jogo inaugural desta edição seja realizado em Brasília. 
Veja a íntegra do manifesto:
"Brasília 51 anos, a Copa começa aqui"  O Brasil se prepara para sediar a Copa do Mundo de Futebol de 2014, a mais monumental competição esportiva do universo. Nós, os Senadores abaixo consignados, assinamos este MANIFESTO em apoio ao nome da Capital da República como candidata natural para acolher a abertura da Copa durante o célebre torneio de futebol. Acreditamos que a escolha de Brasília, pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), como sede da abertura da Copa do Mundo de 2014 servirá de projeção à belíssima capital brasileira, cuja modernidade deve nos inspirar nos projetos de inserção do Brasil na economia mundial. Entendemos que a capital brasileira merece ser ainda mais bem conhecida do público mundial, já que a Copa do Mundo é vista e acompanhada por bilhões de pessoas em todo o planeta. Brasília foi criada a partir do sonho de um visionário com o objetivo de construir um futuro radioso para o Brasil. Integrou o imenso território brasileiro, expandiu as fronteiras de desenvolvimento e redesenhou a nossa ocupação territorial e econômica. Marco da modernidade e símbolo concreto do país pujante, acolhedor e democrático, Brasília é a face mais visível da nossa modernidade. Portanto, nada mais natural que abrir as amplas linhas arquitetônicas de Niemeyer, recortadas contra o mais belo céu azul e o horizonte que parece não terminar nunca, aos olhos do mundo. Abrir a Copa em Brasília é escancarar ao planeta o Brasil moderno, o gigante que despertou e caminha a passos largos em direção ao destino grandioso que nos espera. Irmanados neste nobre ideal, unimo-nos ao governador Agnelo Queiroz e os brasilienses para aguardar que o anuncio da FIFA, em outubro próximo, formalize a bela capital brasileira como sede oficial da abertura dos jogos, numa homenagem grandiosa, como a saga da construção da nova capital à epopéia heróica de consolidação do País, à força de sua gente e ao singularismo do seu povo ordeiro e trabalhador."
 
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Orçamento prevê 55 mil vagas para concurso público em 2012

Jornais: revolta do STF por aumento faz Dilma rever Orçamento

Márcia Denser: Boaventura e nossas condições de sobrevivência

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES