Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Mario Coelho
22/11/2012 | Atualizado às 16:58
[fotografo]Wilson Dias/ABr[/fotografo][/caption]Integrantes do primeiro escalão do governo Dilma Rousseff ressaltaram hoje (22) a importância da posse de Joaquim Barbosa como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ministro desde 2003, ele vai comandar a mais alta corte do país pelos próximos dois anos. Para a ministra da Integração Racial, Luiza Helena de Bairros, a posse de Joaquim tem grande importância para a sociedade brasileira. Ela ressaltou que, ao ter o primeiro negro como presidente do STF, o ministro vira um exemplo para grande parte da população brasileira.
"É um exemplo inequívoco que não existe diferença do ponto de vista de trabalho e de capacidade", afirmou a titular da Igualdade Racial. Assim como Joaquim, ela acredita que estereótipos devem ser deixados de lado, julgando alguém somente pela sua capacidade intelectual e de trabalho.
Ao som do bandolim, Joaquim toma posse no STF
Acompanhe ao vivo a posse de Joaquim
Joaquim assume o STF desafiando estereótipos
Na visão do ministro da Previdência, Garibaldi Alves, a gestão de Joaquim deve ser marcada por uma aproximação maior com a sociedade. O novo presidente adquiriu celebridade instantânea como relator da mensalão no STF, chegando ao ponto de virar máscara de carnaval.
"Eu acho que não apenas a posse é importante, mas também a gestão dele para marcar uma aproximação maior, pela trajetória dele, do STF em favor dos direitos da sociedade", afirmou Garibaldi antes da cerimônia de posse.
Saiba mais sobre o Congresso em FocoTemas
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos
Relações exteriores
Senado dos EUA aprova projeto que derruba tarifa contra o Brasil