Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Isabella Macedo
15/11/2017 15:06
 
O ministro Moreira Franco (Secretaria-Geral) afirmou hoje (15), em sua conta no Twitter, que a sugestão de que Michel Temer (PMDB) fizesse uma reforma ministerial sem ministros-candidatos partiu de Aloysio Nunes (Relações Exteriores). O governo avalia fazer mudanças em pelo menos 17 das 28 pastas.
<< Base questiona "linha de corte" e Temer condiciona trocas nos ministérios à reforma da Previdência
Segundo ele, a informação de que teria sido dele a ideia de remover os ministros que pretendem se candidatar em 2018 do governo na reforma ministerial que Temer ensaia é falsa. "Foi Aloysio Nunes que propôs ao Presidente da República", escreveu o ministro, que acrescentou ainda que a ideia é "útil ao país, nem tanto ao governo".
Ontem, o líder do governo no Senado e um dos principais articuladores de Temer, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) afirmou que a reforma ministerial seria feita até meados de dezembro. Com a reação da base, que questiona a "linha de corte" para troca dos ministros, Temer pode reconsiderar a reforma "ampla" anunciada por Jucá, modificando o comando dos ministérios por partes até abril de 2018, quando os candidatos devem se desligar dos cargos que ocupam para disputar as eleições.
Outra possibilidade aventada na troca dos ministérios é a votação da reforma da Previdência como moeda de troca. Para garantir que a base apoie a proposta e evitar "surpresas" no voto de aliados, Temer também deve condicionar os cargos ao apoio à proposta, entregando-os após a votação na Câmara.
<< Jucá diz que reforma ministerial atingirá 17 das 28 pastas da gestão Temer
<< Após saída de ministro, Temer vai lotear Cidades para acomodar Centrão
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime