Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
Informativo no ar!
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Partido da extrema esquerda, PSTU lança operária sapateira como ...
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 28364, "showDelay": true, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":28364}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Partido da extrema esquerda, PSTU lança operária sapateira como pré-candidata à Presidência da República

Congresso em Foco

2/3/2018 | Atualizado às 21:46

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[fotografo]Divulgação/PSTU[/fotografo]

Mulher, negra e operária: a receita do PSTU contra a política dominante

  O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) terá uma chapa presidencial "negra e nordestina" na disputa eleitoral de outubro próximo. Como informa a assessoria de imprensa da legenda, está lançada a pré-candidatura da operária sapateira Vera Lúcia para a Presidência da República. Mulher negra, "Vera é uma reconhecida ativista sindical e política de Sergipe", diz o comunicado do partido, e figura "em primeiro lugar em pesquisa espontânea para o governo do estado". Aos 50 anos, informa o PSTU, Vera é natural do sertão pernambucano e migrou, para fugir da inclemente seca nordestina, com parte da família para a periferia de Aracaju, a capital sergipana. "Começou a trabalhar como costureira na produção de sapatos aos 19 anos, iniciando aí sua militância sindical. Foi expulsa do PT em 1992 por defender o "Fora Collor" junto com a corrente que daria origem ao PSTU dois anos depois", acrescenta o comunicado.

O indicado do partido como pré-candidato à Vice-Presidência da República é Hertz Dias, professor da rede pública. Aos 47 anos, natural da região metropolitana de São Luís do Maranhão, Hertz é militante do movimento negro, especialmente no universo hip hop, estilo cultural que reúne música, dança, grafites e outros elementos e teve origem nos guetos norte-americanos.

[fotografo]Divulgação/PSTU[/fotografo]

León Trotsky na cabeça: Vera Lúcia fugiu da seca com a família e hoje encabeça chapa presidencial

O PSTU informa ainda que Hertz é um dos fundadores do Movimento Hip Hop Militante Quilombo Brasil, grupo que tem diversas ramificações Brasil afora. Além disso, é vocalista do grupo Gíria Vermelha, que tem como marca registrada canções de protesto "repletas de críticas sociais".

Por ocasião do anúncio da chapa puro sangue negra, o partido lança também o manifesto "Um chamado à rebelião! Um projeto socialista contra a crise capitalista". Segundo a legenda, o propósito central do manifesto é "discutir com o ativismo, nas fábricas, escolas e periferias, a construção de um programa socialista nas eleições de 2018". Com o documento, o PSTU se apresenta como contraponto à política hegemônica representada nas figuras do presidente Michel Temer (MDB), do ministro Henrique Meirelles (Fazenda, filiado ao PSD) e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DE-RJ), os três vistos como potenciais candidatos ao Palácio do Planalto como nomes do centro no espectro ideológico-partidário.

Leia a íntegra do manifesto "Está se desenhando hoje uma candidatura do governo. Henrique Meirelles, Rodrigo Maia ou o próprio Temer. De outro lado, tem o PT com Lula ou outro indicado por ele, que representam mais da mesma política que nos trouxe desemprego e ataques aos direitos que vivemos hoje. Já candidaturas como a do Psol, com Guilherme Boulos, não se propõem a ir além do capitalismo. Por isso, estamos apresentando uma proposta nitidamente socialista, que mostre que só os trabalhadores e o povo pobre organizado podem dar uma saída para essa crise", afirma o presidente nacional do PSTU, José Maria de Almeida, ex-candidato à Presidência da República nas últimas eleições.  
Leia entrevistas com a principal liderança do PSTU: << Lula foi contra a criação do PT, diz Zé Maria << Zé Maria: "Lula nunca foi de esquerda"
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

pictures eleições PT Michel Temer Henrique Meirelles Rodrigo Maia eleições 2018 crise brasileira Vera Lúcia Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados Hertz Dias

Temas

Reportagem País

LEIA MAIS

VEJA O VÍDEO

Eduardo: PF que agir contra Bolsonaro entrará na "mira dos EUA"

Esporte

Recém-eleito presidente da CBF, Samir Xaud recebe Carlo Ancelotti

LUTO

Autoridades lamentam morte de Sebastião Salgado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

CONGRESSO

Dentistas e médicos encaram semana decisiva por piso salarial

2

PAINEL DO PODER

Apoio ao fim da escala 6x1 no Congresso vai além dos governistas

3

SEGURANÇA PÚBLICA

Senado vota PEC que inclui guardas e agentes na Constiuição; entenda

4

JUDICIÁRIO

Moraes retira sigilo de inquérito contra Eduardo Bolsonaro

5

JUDICIÁRIO

PGR pede inquérito contra Eduardo Bolsonaro por obstrução de justiça

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES