Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Edson Sardinha
4/9/2012 | Atualizado às 19:37
[fotografo]Divulgação/Band[/fotografo][/caption]O Prêmio Congresso em Foco foi citado no debate promovido em conjunto pela Rede TV! e a Folha de S. Paulo entre os candidatos à prefeitura de São Paulo. O deputado estadual Carlos Gianazzi (Psol) mencionou ontem (3) à noite a seleção dos melhores parlamentares do ano ao rebater uma crítica do deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força, à atuação da bancada do Psol no Congresso.
"O Psol é pequeno no Congresso Nacional, mas teve a melhor avaliação do Congresso em Foco. O melhor deputado avaliado do Brasil foi o Chico Alencar, nosso deputado do Rio de Janeiro. E o melhor senador da República avaliado pelo Congresso em Foco foi o Randolfe Rodrigues, Paulinho. Então, eu acho que você está com inveja do Psol, porque acho que o seu partido não foi tão bem avaliado assim como o nosso", declarou Gianazzi.
O candidato fez referência à votação obtida por Chico Alencar e Randolfe Rodrigues na primeira fase de votação. Os dois foram os mais votados na Câmara e no Senado pelos 186 jornalistas que participaram da primeira fase de votação.
Entre aqui para votar no Prêmio Congresso em Foco
Cabe ao internauta definir a ordem de votação dos melhores parlamentares do ano. A votação na internet se estende até o dia 15 de outubro. Neste ano, pela primeira vez, o internauta pode acrescentar um nome, em cada uma das 11 categorias, aos escolhidos pelos jornalistas. O congressista mais votado em cada categoria vai se juntar aos 50 indicados pelos profissionais de imprensa na lista dos deputados e senadores que serão agraciados em cerimônia no dia 8 de novembro.
"Radicalismo" e "escândalos"
A resposta de Gianazzi a Paulinho foi dada logo após pergunta feita pela jornalista Patrícia Zorzan, da Rede TV!, que questionou se o "radicalismo" das propostas do partido não explicaria por que o candidato aparecia com 1% das intenções de voto na pesquisa Datafolha.
A discussão entre os dois começou quando o pedetista defendeu o reforço na fiscalização dos serviços na prefeitura para combater a corrupção, a implantação de um sistema de saúde familiar para quem não tem plano médico e a melhora no serviço das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O candidato do Psol disse que o PDT não tinha condições de combater a corrupção por ter se envolvido, nos últimos anos, em "diversos escândalos".
"Gianazzi, a gente não liga muito para o que vocês falam porque vocês são muito poucos. Se prestar atenção no que vocês falam, a gente perde muito tempo com vocês", criticou Paulinho. "Meu partido tem história, sempre em defesa do direito dos trabalhadores", acrescentou.
O Prêmio
O Prêmio Congresso em Foco é uma iniciativa do site Congresso em Foco, apoiada por diversos parceiros, que tem como finalidade premiar os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a sociedade a acompanhar seus representantes de modo ativo e permanente.
A edição deste ano tem, até este momento, o patrocínio da AmBev e da Souza Cruz, o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais (APCF), da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), da Arpen Brasil, da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), da Anfip,da Anffa Sindical e da Federação Brasileira de Associações Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). A iniciativa tem o apoio institucional do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal.
Saiba mais sobre o Congresso em FocoTemas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil