Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Edson Sardinha
17/4/2012 | Atualizado às 13:14
[/caption]
Os senadores Humberto Costa (PT-PE), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) e Vital do Rêgo (PMDB-PB) terão uma reunião no final da tarde de hoje (17) com o ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski.
Humberto é o relator do processo de cassação do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO); Valadares é o presidente do Conselho de Ética, e Vital o corregedor do Senado. Lewandowski é o relator no Supremo do processo contra Demóstenes. Os senadores pretendem pegar com o ministro o inquérito da Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, para embasar o processo contra Demóstenes.
Leia outros destaques de hoje do Congresso em Foco
Numa primeira tentativa, Lewandowski negou o envio do inquérito. Essa foi uma das razões alegadas para a criação da CPI do Cachoeira, que investigará as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com o mundo político, no seu esquema de exploração ilegal do jogo. Lewandowski alegara que somente uma CPI poderia ter acesso ao processo.
Os senadores alegarão ao ministro que várias informações do processo vazam diariamente, e que já há várias pessoas que conhecem o seu inteiro teor. Somente o inquérito poderá definir exatamente o que se descobriu sobre o envolvimento do senador goiano com Cachoeira, para que Humberto Costa possa embasar seu relatório sobre o caso.
Instalado o processo, Demóstenes tem até o dia 25 de abril para apresentar a sua defesa. Depois, Humberto tem cinco dias úteis para apresentar seu relatório preliminar. Assim, se Demóstenes usar todo o prazo de que dispõe, Humberto tem até o dia 3 de maio. Se o ex-líder do DEM, porém, se adiantar, o relator terá também de fazer o mesmo.
Saiba mais sobre o Congresso em FocoTags
Temas
Segurança pública
PSB destitui advogados da ADPF das Favelas e é alvo de nota de repúdio
SEGURANÇA PÚBLICA
Hugo Motta quer usar arrecadação das bets para financiar segurança