Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Operação Hora Certa chega atrasada

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Operação Hora Certa chega atrasada

Congresso em Foco

21/1/2008 | Atualizado 22/1/2008 às 7:07

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Thiago Carneiro*

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou uma medida que poderá reduzir significativamente os atrasos dos vôos nos aeroportos brasileiros: ela fiscalizará o cumprimento dos horários pelas companhias aéreas, colocando seus funcionários dentro dos aviões, usando critérios de amostragem. Trata-se de um trabalho de extrema relevância para fazer valer a lei. Mas... isso já não devia estar sendo feito?

O anúncio da Operação Hora Certa vem ao encontro dos anseios dos cidadãos de, finalmente, ver a atuação das companhias aéreas ser submetida a um controle pela agência reguladora. Até então, não se ouvia falar em fiscalização efetiva ou punições que inibissem os constantes abusos: “atrasos, cancelamentos e overbooking, acompanhados do completo despreparo dos atendentes para orientar os passageiros.

Até mesmo as reclamações que chegavam aos guichês da Anac pareciam inúteis, pois as penalidades, quando aplicadas, eram muito brandas para desencorajar a repetição da transgressão e raramente resolviam o problema do passageiro, quando na busca de fazer valer o seu direito de embarcar na hora estampada no bilhete.

Essa apatia da Anac foi alimento para o caos aéreo, pois as empresas não encontravam barreiras para testar a paciência dos seus clientes. Mas agora, que o órgão regulador decidiu "acordar" e fiscalizar as companhias aéreas e puni-las por seus abusos, as coisas podem mudar. Resta, entretanto, a dúvida sobre a perenidade dessa decisão. Afinal, o cumprimento dos horários será cobrado apenas provisoriamente, enquanto a propaganda da Operação Hora Certa for conveniente ao governo? Ou será que os brasileiros podem confiar que a agência cumprirá seu dever enquanto ela existir, coibindo as práticas já conhecidas de desrespeito ao consumidor?

A medida fiscalizatória não pode ter caráter temporário. Se a Anac relaxar a cobrança após a normalização dos serviços, retornaremos ao estágio do caos. Diga-se de passagem, o abacaxi da aviação brasileira foi plantado na imobilidade generalizada dos órgãos que deveriam fazê-la funcionar – o Ministério da Defesa, o Comando da Aeronáutica e o antigo Departamento de Aviação Civil (DAC).

O produto disso foi um descontrole não só do tráfego aéreo (que serviu para usar os controladores de vôo como bode expiatório), mas principalmente do mercado, já que as companhias aéreas acostumaram-se a voar livres de quaisquer penalizações e praticamente assumiram o domínio da situação.

A Operação Hora Certa é uma correção de problemas do setor aéreo, sim, especialmente daqueles causados pelas omissões dos últimos 30 anos. Contudo, pode ser vista como uma excelente oportunidade para o cidadão brigar por seus direitos, visto que a regulação dos serviços feita no balcão dos postos da Anac e da Justiça, instalados nos aeroportos, continua sendo seu principal recurso e os órgãos públicos estão tentando mostrar seu serviço.

Thiago Carneiro, 28 anos, é mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília (UnB), e membro do ErgoPublic (Grupo de Estudos e Pesquisas em Ergonomia Aplicada ao Setor Público). Mantém um blog sobre Estado, Serviço Público e Cidadania: http://thiagocarneiro.blig.ig.com.br. 

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Fórum

LEIA MAIS

Fórum BRICS

Fórum Parlamentar do BRICS começa com reuniões de mulheres e comissões

Opinião

Um novo olhar sobre a reciclagem é preciso

Transportes

Marco legal do transporte público entra em nova e decisiva fase

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TROCA DE DEPUTADOS

Câmara confirma perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF

2

15º estado

Prêmio Congresso em Foco é o 15º maior colégio eleitoral do país

3

MUNDO

Alternativa local: entenda como a sanção a Moraes pode ser contornada

4

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Após sanções, Nikolas apresenta pedido de impeachment contra Moraes

5

Tarifaço

Suco de laranja, carvão e peças de avião estão fora da tarifa dos EUA

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES