Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Papa contra o aborto: Brasil é parte da cruzada

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Papa contra o aborto: Brasil é parte da cruzada

Congresso em Foco

10/5/2007 | Atualizado às 10:06

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O papa Bento XVI chega ao Brasil em meio a uma cruzada contra o aborto – ou "em defesa da vida", como prefere chamar a Santa Sé. Já durante a viagem da Itália para São Paulo, ele defendeu a excomunhão de políticos mexicanos que votaram a favor da legalização da prática. Em entrevista a jornalistas que acompanharam a viagem, o papa disse que a mulher que opta por interromper a gravidez é egoísta.

Ao chegar à base aérea do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, Bento XVI continuou: "Eu estou certo de que em Aparecida, durante a conferência-geral do episcopado, será reforçada tal identidade [os valores radicalmente cristãos que, na opinião do papa, a sociedade brasileira conserva], ao promover o respeito pela vida, desde a sua concepção até o seu natural declínio, como exigência própria da natureza humana".

Mesmo antes de o líder máximo da Igreja Católica desembarcar no país, a cruzada do papa gerava polêmica. Durante a manhã de ontem, no Senado, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, criticou a postura da igreja de tentar "prescrever dogmas e preceitos de uma determinada religião para o conjunto da sociedade".

"No Brasil, o Estado e a Igreja se separaram há séculos. Uma questão é que cada um possa se manifestar livremente sobre suas crenças e opiniões. Outra coisa é a decisão do governo do Estado brasileiro, por meio do Congresso Nacional, em relação a essas questões", disse.

Para o ministro, a discussão sobre a legalização do aborto é uma questão de saúde pública e está permeada pelo machismo. Segundo o papa Bento XVI, "é uma questão de valor e beleza da vida".

Ainda não há como medir o impacto das declarações do papa sobre as políticas públicas relacionadas ao aborto. O ministro Temporão defende a realização de um plebiscito, assim tudo seria decidido com o aval da população. Movimentos feministas, contudo, acreditam que Temporão foi precipitado ao tratar do tema durante a visita do papa.

Para elas, o interessante seria evitar a discussão durante a presença de Bento XVI no Brasil. Assim, a significativa parcela da população que é católica não tomaria partido em meio à comoção pela visita – o que certamente levaria a uma derrota dos defensores da legalização no plebiscito. (Carol Ferrare)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Veja a íntegra do discurso do papa na chegada ao país

Veja a íntegra do discurso de Lula para o papa

Clodovil: "Eu tenho culpa de ela ser feia, gente?"

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos contra PEC da Blindagem tomam ruas neste domingo

2

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Corregedoria da Câmara pede suspensões de três deputados por motim

3

EXCLUSIVO

"Legislativo precisa ouvir as famílias", diz mãe atípica

4

PEC da Blindagem

Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição

5

Anistia

Eduardo Bolsonaro critica negociações sobre "PL da Dosimetria"

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES