O senador Tião Viana (PT-AC) disse que o Supremo Tribunal Federal (STF) agiu de maneira a preservar os direitos democráticos ao suspender, nesta tarde, o depoimento do caseiro Francenildo dos Santos Costa à CPI dos Bingos. A decisão foi tomada pelo ministro Cezar Peluso, com base num pedido de liminar encaminhado pelo senador petista.
O caseiro foi convocado depois de afirmar, na última segunda-feira, que o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, freqüentava, sim, uma casa no Lago Sul, bairro nobre de Brasília, onde ex-assessores da prefeitura de Ribeirão Preto supostamente repartiam propina arrecadada no município. Em depoimento à CPI, o ministro disse nunca ter passado perto da casa.
Viana sustentou que a comissão está sem foco e se empenha em investigações que nada têm a ver com os motivos que levaram à criação dela. O senador, que integra os quadros da CPI, disse que o depoimento de Francenildo é frágil e não chega a comprometer Palocci. Porém, pode afetar a imagem do ministro junto ao mercado financeiro.
A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), também apoiou a decisão do Supremo. Disse que a oposição tem como objetivo central atingir seu partido e o governo do presidente Lula. Ela afirmou ainda que os parlamentares precisam respeitar a CPI, que, pela Constituição, devem investigar fatos específicos.