Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Os náufragos e os sobreviventes da crise

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Os náufragos e os sobreviventes da crise

Congresso em Foco

4/8/2005 11:40

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA


Sylvio Costa


Quando os entrevistadores do Congresso em Foco perguntaram quem mais se beneficia dos escândalos, ouviram de significativo número de parlamentares - 27% dos senadores e 13% dos deputados - um sonoro e espontâneo "ninguém".

O resultado é coerente com a idéia de que tanto o governo como o Congresso e os políticos saem perdendo com o lamaçal exibido ao vivo e a cores desde 14 de maio, data em que começou a circular a reportagem de Veja na qual o ex-chefe de departamento Maurício Marinho pôs para fora, involuntariamente, os podres da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Aceita a tese do "ninguém", seria mais apropriado falar-se não em prejudicados e beneficiários ou em vencedores e vencidos, mas em náufragos e sobreviventes. E quem seriam eles?

No Senado, chama atenção o conceito do presidente da Casa, Renan Calheiros. De uma lista de 12 políticos para quem os entrevistados deram notas de 1 a 10, ele teve a pontuação média de 6,2. Em seguida, vieram Jobim (6), Aécio (5,8), Lula e Palocci (empatados com 5,6) e Alckmin (5,2). Na lanterna, Roberto Jefferson (3), José Genoino (2,8) e José Dirceu (2,1).

Na Câmara, Jobim e Aécio empatam na liderança, com nota média de 5,7. São seguidos por Palocci (5,5), Alckmin (5,4), Lula e Renan (empatados com 5,1). A lanterna se repete: Jefferson (3,2), Genoino (2,9) e Dirceu (2,8).

Nas duas casas, Severino, Fernando Henrique e Sarney ficam na zona intermediária, distantes tanto da lanterninha quanto dos nomes mais bem cotados pelos parlamentares.

Para o cientista político Paulo Kramer, os dados confirmam, em primeiro lugar, que o desenho do anti-Lula ganha contornos assemelhados ao dos perfis dos governadores de Minas e de São Paulo.

Em segundo lugar, atestam o bom conceito de Renan, "um político que tem se esforçado para recuperar a imagem de alguma independência para o Legislativo".

Em terceiro, deixam claro que o presidente Lula "ainda detém um capital político muito grande, embora declinante".

Sem nenhuma dúvida, o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente nacional do PT José Genoino pintam na pesquisa como as maiores vítimas do naufrágio. Roberto Jefferson não apenas teve uma pontuação média superior à dos dois como ainda foi citado espontaneamente por 2,3% dos deputados como o maior beneficiário dos escândalos do mensalão e dos Correios.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Futuro inglório para o governo Lula

Pesquisa revela o desenho do anti-Lula

ENQUETE EXCLUSIVA: A cabeça e as previsões do Congresso

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

2

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

5

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES