O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), reúne-se esta tarde com os líderes partidários para definir os nomes que presidirão as comissões permanentes em 2006. PT e PMDB, partidos com maior bancada, têm direito a presidir três comissões. As comissões mais disputadas pelos partidos são a de Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Indústria e Comércio e Finanças e Tributação.
Dessas, o PT deve continuar com as presidência da CCJ, e ainda com a da Comissão de Direitos Humanos, tradicionalmente pleiteada pelos petistas.
O PFL e PMDB só vão se reunir com a bancada para definir suas escolhas após o encontro com Aldo. O PFL já presidiu as comissões de Relações Exteriores e Agricultura.
PSDB, PFL, PTB, PP e PL poderão, cada um, presidir duas comissões. PSB, PDT, PPS têm direito a uma comissão.
Preocupação com a CCJ
A maior preocupação da oposição recai sobre a presidência da CCJ, porque todos os processos de cassação de mandato no Conselho de Ética podem ser alvo de recursos nesta comissão.
Cabe ao presidente da CCJ colocar os recursos em pauta, determinar o seu relator. A preocupação da oposição é que o PT coloque parlamentares ligados a quem estiver sob investigação, o que pode atrasar ainda mais a ida dos processos ao plenário.